Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/09/2016 às 13h10min - Atualizada em 23/09/2016 às 13h10min

Ciclista de Barra do Garças garante primeira medalha de MT nos Jogos Escolares

Midia News
Willian Lucas - COB

A primeira medalha de Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, veio do ciclismo. O estudante Jonas Neto, 14 anos, da Escola Estadual Francisco Dourado, de Barra do Garças, conquistou na manhã desta quarta-feira (21.09) a medalha de prata na prova do Contra Relógio, competindo com mais de 40 atletas/estudantes.

Jonas chegou apenas seis décimos de segundo depois do primeiro colocado. Ele disse que a prova foi muito disputada, mas que estava preparado para chegar entre os primeiros. “Trenei muito, durante dois meses e também tive acompanhamento de nutricionista, que ajudou no meu desempenho”, destacou.

O garoto atribuiu a vitória principalmente ao seu técnico. “Ele sempre acreditou no meu potencial e me preparou muito bem para os jogos”, ressaltou Jonas que participa pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Ele também é campeão da segunda etapa da Taça Brasileira de Ciclismo (categoria juvenil).

Superação

Se há três anos alguém dissesse para o garoto que ele seria vice-campeão brasileiro de ciclismo, Jonas acharia tal afirmação um absurdo. Nessa época ele pesava 20 quilos a mais do que hoje e sofria bullying na escola.

Era chamado de gordinho, botijão de gás e baleia. O garoto ria das piadas, um tanto sem graça, mas no seu íntimo se sentia mal com os apelidos. A saúde também não ia bem, pois Jonas sofria de fadiga e dificuldades para respirar.

Esse cenário começou a mudar quando ele conheceu o ciclismo. No início era só brincadeira, mas a coisa foi ficando séria. Ele foi pedalando, pedalando, perdendo peso, até que começou a participar de campeonatos e não parou mais.

Além do peso a mais, também foram embora o Bullying, a fadiga e a falta de ar. Hoje o garoto não é reconhecido por muita gente que o chamava de gordinho, há três anos. “Jamais me passou pela cabeça que um dia eu estaria nos Jogos Escolares, competindo entre os melhores ciclistas da minha idade. Estou muito feliz e realizado com isso. Mas eu quero muito mais”, comemora.

Jogos Escolares


A competição começou na manhã desta quarta-feira (21), nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. As individuais terminam nesta sexta-feira (23) e no dia 25 começam as disputas coletivas de basquete, futsal, vôlei e handebol.

Mato Grosso enviou para o evento uma delegação de 183 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os jogos envolvem estudantes da categoria B (de 12 a 14 anos).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »