Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/09/2016 às 13h40min - Atualizada em 01/09/2016 às 13h40min

Neste Sábado haverá Campanha de Vacinação Antirrábica em Barra do Garças

Leory William

A campanha de vacinação para cães e gatos contra a raiva será realizada em Barra do Garças no dia 03 de setembro das 8hs às 17hs em todas as unidades de saúde do Município.
Podem tomar a dose animais sadios, a partir de 3 meses. A raiva não tem cura, e a vacinação é a única forma eficaz de controlar a doença.

O objetivo é eliminar e se precaver dos casos de raiva humana transmitidos principalmente pelos cães e gatos.

Devem ser vacinados

A recomendação é de que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente.
Não há contraindicação para a aplicação da vacina. A dose é de 1 ml, e é aplicada via subcutânea, independente do porte ou idade do animal observando-se alguns cuidados com as condições de saúde do animal antes da imunização.

Se o cão ou gato estiver doente, não vacinar e agendar outra data para efetuar imunização.
Também é preciso tomar os cuidados habituais no manejo de fêmeas em gestação para evitar asfixia, esmagamento ou contusões.
É importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado.


Doença incurável no homem

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela.
Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus do raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90