Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/06/2012 às 18h58min - Atualizada em 21/06/2012 às 18h58min

Bisneto de Rondon participa de feira sobre indigenista desbravador em MT

Olhar Direto
Ronaldo Couto

Bisneto de Marechal Cândido Rondon, Dagnel Enore, 20 anos, descendente da etnia Pareci, foi atração durante a segunda feira de artesanato sobre o desbravador no município de General Carneiro (454 km de Cuiabá). Ele acompanhou as homenagens prestadas a Rondon com inauguração das ruínas do primeiro telégrafo implantado na divisa de Mato Grosso com Goiás, em 1902.

Dagnel explicou que o avô dele, indígena, Maximiamo Enore, foi adotado ainda criança por Rondon durante seu trabalho de integração, na cidade de Mimoso, onde conviveu com a tribo do Parecis.

“Ele ensinou meu avô a trabalhar com telegrafia”, relembra o jovem estudante de administração e que atua como músico numa banda gospel de Cuiabá e se apresentou em General Carneiro dia 15 de junho.

Dagnel conta que um livro escrito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sobre a história do avô Maximiano, que morreu aos 84 anos em Cuiabá. “Minha famílias tem várias peças dos telégrafos com os quais meu avô trabalhou”, acrescentou.

A organizadora da feira Cândido Rondon e da Associação Dom Bosco, Sabrina Musazzi, ficou surpresa pela visita do bisneto de Rondon na feira e destacou que o evento tem objetivo de relembrar a história do desbravador e dar oportunidade aos artistas plásticos da região de General Carneiro.

“Os artesãos tiveram oportunidade de mostrar seus trabalhos em quadros e peças de barro, entre outros objetos”, frisou. O público prestigiou uma amostra de fotos de Rondon e os achados históricos de bobinas, produtos químicos e pedaços de postes de madeiras da primeiro telégrafo da região. .

A assessora da Prefeitura de General Carneiro, Liliane Ribeiro, informou que o prefeito Juraci Buchudo (PT) deu total apoio ao evento através da prefeitura. A próxima feira já está marcada para 2013.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90