Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/08/2016 às 13h36min - Atualizada em 09/08/2016 às 13h36min

Haitianos recebem auxílio do Sine para conseguir emprego

Agência da Notícia
Agência da Notícia

No primeiro semestre deste ano, 360 trabalhadores haitianos se inscreveram para o cadastro de vagas de trabalho, por meio do Programa Emprega Rede. Executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a intermediação da mão-de-obra com foco no público haitiano é realizado semanalmente no Centro Pastoral Para Migrante (CPM).

O Emprega Rede é um programa da Setas aplicado pelo Serviço Nacional de Emprego (Sine) e que atua com foco no público vulnerável. Em específico aos haitianos, por meio da parceria firmada com o CPM, está sendo realizada a intermediação da mão-de-obra, além da orientação sobre o seguro-desemprego para auxiliar os que residem no estado a serem inseridos no mercado de trabalho.

“Fazemos este trabalho de intermediação há algum tempo aqui no Centro. Para mim, ajudar essas pessoas a conseguir um trabalho digno é gratificante”, destacou a coordenadora do Sine-MT, Juciane Aguiar. O CPM é uma entidade de apoio para migrantes que passam por Cuiabá em busca de alternativas para sua sobrevivência e de proteção dos direitos humanos. A organização atua, principalmente, no combate ao trabalho escravo e auxílio aos trabalhadores em situações degradantes.

Atualmente a casa pastoral abriga cerca de 30 haitianos. “Estes permanecem no local, onde recebem alimentação diária, vestimentas e serviços básicos em um período de 45 dias, prazo para que toda documentação necessária exigida esteja pronta e sua legalização seja feita no País”, ressalta a coordenadora do Centro Pastoral, Eliana Aparecida.

Brunette Loussett, de 44 anos, está no Brasil há quatro meses. A primeira cidade pela qual passou foi Rio de Janeiro, mas não obteve muitas chances e decidiu vir para Cuiabá à procura de uma oportunidade de trabalho. “Estou em Cuiabá há dois meses, ainda não consegui nada. Mas tenho fé que com este auxílio vou alcançar o meu objetivo”, relata.

Serviço

O Sine é um órgão vinculado à Setas-MT, que atua como uma ponte entre o trabalhador e empregador. Entre os serviços ofertados no local estão: habilitação para seguro-desemprego, intermediação para mão-de-obra, encaminhamento pra cursos de qualificação, entre outros.

A ação no Centro Pastoral para Migrante é realizada toda quinta-feira, das 13h às 16h30, na sede da entidade, localizada na Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé.

Emprega Rede

O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.

São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, tráfico de pessoas e do trabalho infantil, que são conduzidas para o mercado de trabalho, cursos de qualificação e outras oportunidades.

As unidades da rede socioassistencial (CRAS e CREAS), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90