Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/07/2016 às 01h05min - Atualizada em 26/07/2016 às 01h05min

Pioneiro completa 100 anos e demonstra vitalidade até nos afazeres de casa

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia Homem 100 lava os pés num tanque sem ajuda

Ele rastela o quintal e lava os pés no tanque demonstrando muita vitalidade. Esse senhor de pouca estatura, mas de muita vida completará no mês de agosto 100 anos de idade. É o senhor Martins Basílio de Souza, pioneiro na cidade de Aragarças-GO onde foi garimpeiro de mão cheia inclusive já pegou diamante de cinco quilates.

Essa foto mostra senhor Martins lavando os pés no tanque após rastelar o quintal. Ele fará no dia 16 de agosto 100 anos de idade, mas em função de alguns filhos que moram fora a festa foi antecipada e foi comemorada no sábado dia 24 de julho.

“Eu faço isso todos os dias. Primeiro rastelo o quintal e depois lavo os pés aqui no tanque”, destaca o aposentado que demonstra muita envergadura. Até pouco tempo atrás, o senhor Martins andava de bicicleta pela cidade fato que deixou de fazer por causa da vista que enfraqueceu nos últimos anos e audição que também diminuiu.

A história deste maranhense merece todo o carinho da população da região de Aragarças e Barra do Garças. Ele chegou na região do Araguaia antes mesmo da construção das pontes em 1955 ligando Mato Grosso e Goiás e aqui criou uma família numerosa com treze filhos, 34 netos, 54 bisnetos e três tataranetos.

“Nós temos o maior orgulho do nosso pai que nos ensinou viver na simplicidade e sempre procurando fazer o bem ao próximo”, explica Antônio Cavalcante, um dos filhos que veio de Brasília para acompanhar a festa centenária do pai.

Martins conta com orgulho que foi na beira do rio Araguaia que conseguiu o sustento inicial para família e depois disso trabalho no campo inclusive sendo domador de burro bravo. “Meu pai nunca caiu de um burro bravo”, destaca o filho.

Mas foi no garimpo perto do Areia, que o senhor Martins pegou na década de 80 uma pedra de diamante de 5 quilates que valeria hoje em torno de 300 mil reais e com este dinheiro ele comprou uma casa dando mais conforto para família.

Martins diz que gosta comer de tudo, porém come de forma moderada sem exageros. “Meu filho eu como de tudo, gosto de geléia, coalhada e de ovo frito com farinha à noite”, explica o idoso que dá a receita para se viver mais. “É ser feliz sempre e acreditar que Deus nos reserva sempre o melhor para o final”, frisou. E realimente senhor Martins... hoje o senhor tem a velhice saudável e feliz ao lado da família. 

Parabéns senhor Martins!!!

De acordo com levantamento do site Araguaia Notícia agora com o Martins, a cidade de Aragarças tem três moradores com mais de cem anos: Martins 100 anos; Raimundo, de 102 anos e a dona Maria Anecídia que fará em setembro 103 anos.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90