16/07/2016 às 12h59min - Atualizada em 16/07/2016 às 12h59min

TCE anuncia municípios considerados 'cases de sucesso' e um deles é Barra do Garças

Assessoria/TCE-MT
Reprodução

A meta de introduzir na administração pública de Mato Grosso a cultura do planejamento e garantir a melhoria dos serviços públicos dá um importante passo nesta sexta-feira, dia 15/07, com a apresentação dos três municípios que alcançaram resultados positivos no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

A solenidade com os prefeitos e equipes gestoras de Campo Verde, Sinop e Tangará da Serra, será realizada na Escola Superior de Contas, com a presença do presidente do TCE, Antonio Joaquim. Os três municípios fazem parte de um grupo de 39 cidades de Mato Grosso que, em 2012, aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI do TCE-MT, coordenado hoje pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SAUG).

Na solenidade, será assinado um termo de compromisso entre os prefeitos e o TCE para que, além da implantação do Planejamento Estratégico, também sejam intensificadas ações referentes aos outros projetos do PDI, tais como a melhoria dos canais de acesso à informação e transparência (Projeto 2), controle gerencial de obras com uso da ferramenta Geo-obras (Projeto 4) e modernização institucional com o uso de tecnologia digital (Projeto 5).

Segundo a secretária da SAUG, Naíse Silva Freire, os municípios escolhidos para o Produto III do PDI fazem parte de um grupo de 20 municípios que participaram do programa desde 2012 e 2013 e "foram escolhidos conforme análise de critérios estabelecidos, tais como o comprometimento do gestor e de suas equipes, bons resultados do Planejamento Estratégico e atendimento aos demais projetos do PDI", explicou a secretária.

Implantado há quatro anos, o PDI está passando por grandes transformações em 2016. Ele agora é coordenado por uma unidade gestora no TCE, a SAUG. Neste primeiro semestre foi realizado um diagnóstico sobre cada um dos municípios, cujo resultado será submetido ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim.

"Procuramos identificar aqueles que tiveram maior destaque em quesitos como Elaboração do Planejamento Estratégico (PE), comprometimento do gestor e da equipe com o programa, adoção e alimentação do sistema do Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), ampliação do acesso à informação aos cidadãos e da transparência da gestão, fortalecimento dos conselhos e audiências públicas, entre outros itens", salientou a secretária.

Também foram realizadas visitas técnicas nos 39 municípios que aderiram ao programa quando foram realizadas reuniões com os gestores e equipes. Foram feitas capacitações nos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Querência, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop. Para 2017, Naíse adianta que será implantado mais um projeto no PDI e novos municípios farão parte do programa.

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