Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/05/2011 às 22h07min - Atualizada em 29/05/2011 às 22h07min

Liberada a licença ambiental do Anel Viário de Barra

Olhar Direto
Reprodução Mauren é secretária-adjunta da Sema

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em plenária quinta-feira (26) liberou a licença ambiental para construção do anel viário de Barra do Garças, na divisa de Mato Grosso e Goiás. Os conselheiros votaram em regime de urgência o pedido de concessão da licença para construção da obra dispensando a apresentação prévia do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), conforme informou a secretária adjunta do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A secretária disse que o Consema entendeu a necessidade desta licença para que o Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT) possa executar o empreendimento orçado em R$ 90 milhões com a construção de duas pontes sobre os rios Garças e Araguaia e 10 km de estrada para desviar o tráfego pesado de caminhões e carretas do centro da cidade para o contorno viário.

Mauren Lazaretti disse que essa atribuição seria do Ibama, mas para agilizar o serviço, o órgão federal passou essa missão para o Estado através da Sema, que a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB), acelerou a liberação desta licença. “A licença prévia possibilita que o DNIT inicie o serviço até que seja analisada licença de licitação e execução da obra”, completou.

A liberação da licença do contorno viário está sendo considerada a notícia mais importante de Barra nos últimos dez anos. Em 2009, durante uma audiência pública da Assembléia Legislativa no município, solicitada pelo deputado Adalto de Freitas, o governador Silval Barbosa assumiu o compromisso de agilizar licença ambiental para permitir a execução da obra. O deputado federal Wellinton Fagundes auxiliou no andamento do projeto em Brasília com apoio do superintendente do DNIT, Luiz Antônio Pagot.

“Pelo que eu fui informada estava faltando apenas essa licença para que o projeto seja liberado em Brasília, eu acredito que agora ficará mais fácil esse pleito”, acrescentou Mauren. Segundo ela, do lado de Goiás a situação está mais adiantada, pois há necessidade também de outra licença ambiental para o rio Araguaia.

De acordo com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), cerca de mil carretas passam por dia em Barra do Garças estrangulando o trânsito da cidade. O barra-garcense Moacir do Couto, que pertence a equipe da Sema em Cuiabá, ficou emocionado com a notícia que é muito importante para a cidade e todo o Vale do Araguaia.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »