Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/06/2016 às 17h00min - Atualizada em 21/06/2016 às 17h00min

Morre professora que realizou sonho de casar

Araguaia Noticia

Faleceu por volta das 13 horas a professora aposentada Maria Oneide de Sousa Pereira, 56 anos, que residia em Barra do Garças e lecionava em Pontal do Araguaia. Ela estava internada há um ano e meio lutando contra uma leucemia e um câncer no pulmão. No dia 17/6, Maria Oneide realizou um sonho de casar com o companheiro Dario Brito (Abraão da Harpa). O casamento foi realizado no Hospital das Clinicas de Goiânia com a presença da família e amigos. 

Acompanhe reportagem do G1 e da Tv Anhanguera sobre o casamento logo mais abaixo. Maria e Abraão se conheceram na Orquestra dos Violeiros de Barra do Garças onde ele tocava harpa e ela atuava como vocal. 

Devido ao problema de saúde que se agravou nos últimos anos, Maria Oneide se mudou para Goiânia para dar continuidade ao tratamento. O casamento foi organizado pelos funcionários do hospital após iniciativa de um técnico de enfermagem que ouviu da professora que ela tinha um sonho antes de morrer de casar com Abraão e também se batizar numa igreja evangélica.

E o sonho dela foi realizado no dia 17/6 com uma cerimônia emocionante. Quis o destino que quatro dias depois deste momento maravilhoso ele viesse a falecer.

A morte de Maria Oneide deixou várias pessoas consternadas na Barra e Pontal principalmente os integrantes da Orquestra dos Violeiros. “Nós conhecíamos e acompanhamos a luta dela contra o câncer. Foi uma guerreira”, explicou Raila, esposa do Railon.

Outra amiga bastante abalada com ocorrido é a comerciante Janete Segatti. “O namoro deles começou aqui no meu comércio com ele tocando harpa e ela assistindo as apresentações dele. Vou ter sempre ela na minha memória. Estamos todos emocionados com o ocorrido”, frisou.

A professora deixa três filhos: Edson, Rogério e Alex. O corpo de Maria Oneide deve chegar de madrugada na quarta-feira e será velado na casa da irmã Cecília: na rua Garimpeiros número 994 na esquina do edifício Lilian Amorim

 

Reportagem do G1 GO

A professora aposentada Maria Oneide de Sousa Pereira, de 56 anos, e o músico Dario Brito Gonçalves, de 55, se casaram sexta-feira (17/6) no Hospital das Clinicas (HC), em Goiânia. Ela é paciente na unidade de saúde e sofre de leucemia e câncer no pulmão. Segundo o HC, ela já não responde mais aos tratamentos para a doença e recebe serviço paliativo há um mês. A cerimônia foi toda organizada na véspera por funcionários do local.

O casal relatou que o casamento foi muito maior do que eles esperavam e ficaram muito gratos e felizes em poder realizar o sonho. “Não imaginava nunca que seria tudo isso. Ficamos sabendo ontem que eles estavam preparando tudo para nós, mas achava que seria algo pequeno, só uma reuniãozinha, mas mais de 500 pessoas participaram, teve decoração, bolo, doce. Eu fiquei muito emocionado”, contou o noivo.

A paciente relatou que foi um dia muito feliz. “Fiquei comovida. Sou muito agradecida ao pessoal todo que nos ajudou. Era um sonho que nós tínhamos de casar e realizamos hoje. Foi tudo muito bonito, não esperava que fosse ser tudo isso”, disse a noiva, contente com o dia especial que viveu.

A cerimônia religiosa foi realizada pela manhã na entrada do hospital. Maria Oneide foi levada até o altar em uma cadeira de rodas pelo filho mais novo e pelo técnico em enfermagem Marcos André de Matos, que idealizou a cerimônia. O casal trocou alianças e votos. O noivo, que é musicista, fez uma homenagem para a paciente, tocando harpa após os votos.

No início da tarde, uma juíza de paz oficializou o matrimônio do casal já no quarto da enfermaria onde a paciente está internada. Em seguida, os dois também foram batizados pela igreja evangélica, concretizando mais uma vontade antiga deles.

O filho mais velho da paciente, Marcos Rogério Souza Pereira, de 38 anos, mora em Barra do Garças (MT) e veio para Goiânia visitar a mãe há dois dias, quando foi informado de que ela estava passando mal.

“Vim para cá esperando o pior. Me ligaram do hospital antes de ontem e disseram que ela não estava bem. Ela passou por alguns procedimentos para retirar um liquido que estava no pulmão, teve melhora e depois ficamos sabendo que o hospital estava preparando essa cerimônia para ela. Fiquei feliz de mais de ver minha mãe se casando, fico muito feliz por ela”, afirmou.
Amor

O casal, que é de Barra do Garças, conta que se conhece há oito anos, mas namora há quatro. “Um dia nós estávamos na Orquestra de Violeiros, eu tocando harpa e ela assistindo. Já tinha acabado a apresentação e ela me olhou de um jeito diferente. Quando eu olhei de volta, pensei ‘é ela’. Acho que ela se apaixonou quando me viu tocando”, brincou o noivo em entrevista ao G1.

Era um sonho que nós tínhamos de casar e realizamos", conta Maria Oneide que é aposentada e se se encantou pelo jeito do marido, sempre paciente. “Ele sempre me passou muita paz. É uma pessoa muita calma, tranquila, sem aquela agitação, nunca fazia nada que me incomodasse”, contou.

Segundo o casal, desde o início do romance eles tinham vontade de se casar, mas acabavam sempre adiando o sonho. “Desde o início eu falava para ela ‘quero casar com você’”, contou o noivo.

“Eu falava para ele para a gente esperar eu aposentar, para a gente se organizar primeiro. Ele se mudou para Goiânia no meio de 2014 para trabalhar e eu falava para a gente esperar para eu poder ir morar com ele. Daí, em dezembro do mesmo ano, descobrimos a minha leucemia e eu vim para cá. Mais tarde soubemos do câncer em outras partes do corpo. Desde então fomos adiando”, lembrou a professora.

Surpresa

A paciente foi internada na segunda-feira (13) porque estava sentindo muita falta de ar. Os familiares dela em Barra do Garças foram comunicados a respeito da situação e foram para Goiânia acompanhar o estado de saúde dela. Um dos enfermeiros que a atendeu foi o professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marcos André de Matos.

“Fizemos com ela um procedimento de imagem guiada. Essa atividade ajuda a diminuir a dor e melhora o estado do paciente. Nós pedimos para que ela fechasse os olhos e contasse sobre um lugar em que se sentia bem e fomos fazendo perguntas sobre o espaço, os detalhes. Ela descreveu o casamento que gostaria de ter e nós da equipe nos sensibilizamos. A gente se juntou e todo mundo contribuiu para dar a ela uma cerimônia como ela queria já no dia seguinte”, contou ao G1.

O técnico em enfermagem relatou que tudo foi doado. O vestido de noiva, maquiagem, o buque, mesa de doces, bolo, buffet, altar, decoração, músicos, fotógrafo e o pastor que realizou a cerimônia e a juíza de paz que fez o registro civil foram voluntários. Marcos disse ainda que toda a expectativa para o evento fez com que a paciente melhorasse.

“Ela não estava muito bem um dia antes, mas a espera pelo casamento, fez com que ela ficasse mais forte e se sentisse mais disposta para enfrentar os procedimentos médicos. Esse tipo de humanização dos tratamentos fortalece o paciente para que ele encare a vida e até a doença de forma diferente”, explicou.

Link do vídeo da Tv Anhanguera http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/06/paciente-com-cancer-se-casa-em-hospital-de-goiania-sonho-realizado.html


 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90