Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
31/05/2016 às 13h21min - Atualizada em 31/05/2016 às 13h21min

Greve para cobrar RGA em MT atinge 28 categorias

G1 MT
Luiz Gonzaga Neto/TVCA

A greve dos servidores públicos de Mato Grosso, nesta terça-feira (31), totaliza 28 categorias do estado, segundo balanço inicial do Fórum Sindical. A paralisação afeta, entre outros, setores essenciais como Educação, Saúde e Segurança, sendo que esses dois últimos estão mantendo os trabalhos em situações emergenciais. O movimento grevista pede o pagamento integral da recomposição da inflação de 11,28% em relação a 2015.

Na segunda-feira (30), o governo apresentou proposta de pagamento de 5% da Revisão Geral Anual em duas parcelas, sendo a primeira de 2% em setembro e a segunda, de 3%, em janeiro de 2017. A proposta foi rejeitada pelo Fórum Sindical, o qual representa 33 categorias do funcionalismo público do estado.

Ainda na segunda-feira, uma contraproposta, que prevê o pagamento ainda neste ano dos 11,28% da RGA, mas de forma parcelada, foi apresentada pelo Fórum Sindical ao governo, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.

O Fórum Sindical disse que ainda não é possível saber quantos funcionários públicos estão parados hoje, já que há categorias que mantiveram 30% em funcionamento e outras que aderiram 100% à greve.

O movimento grevista ganhou força nas duas últimas semanas, mas protestos vêm sendo realizados pelo funcionalismo público do estado desde que o governo anunciou oficialmente, no dia 6 de maio, que não iria pagar a reposição da inflação.

O governo afirma que a proposta feita aos servidores considera o atual cenário da economia nacional e alega que a União deve ao estado parcelas finais referentes ao FEX de 2015 e que ainda não recebeu nenhuma parcela de 2016.

Conforme o Poder Executivo estadual, o pagamento da RGA poderia atrasar os próximos salários dos servidores - a recomposição teria impacto de R$ 628 milhões na folha salarial de 2016.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »