Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/05/2016 às 22h03min - Atualizada em 30/05/2016 às 22h03min

Deputado defende nova divisão de Mato Grosso

RDNews

O deputado estadual Baiano Filho (PSDB) tem a certeza de que, no futuro, Mato Grosso passará pela divisão separando a região Norte das demais. Para ele, isso só depende de integrar o Araguaia com o Nortão, para que se concretize. Neste sentido, afirma que não comenta sobre o assunto devido ao período de eleição, tendo em vista que pode ser considerado oportunista.

Entretanto, considera que o Estado tem grande extensão para ser justo na distribuição dos recursos. “Eu não vou ver isso, ou talvez veja e não participe, mas no futuro teremos a criação de um novo Estado”, explica.

O parlamentar lembra que este é um sonho antigo de alguns políticos, como o ex-deputado Chico Monteiro e do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), atualmente preso no Centro de Custódia de Cuiabá acusado de participar de esquema de pagamento de propina.

Baiano reside em Sinop, mas desde que foi eleito pela primeira vez como deputado, em 2010, passou a atuar politicamente na região do Araguaia. Ele aproveitou o vácuo político e migrou a atuação para lá, onde atende 34 cidades.

Para o tucano, o Nortão é bem estruturado e conta com oito deputados para dar respaldo à população local.

“No Araguaia eu falo que não sou deputado, sou governador, e não está me faltando modéstia. No Nortão é diferente, não que não atue, mas lá são oito deputados, a carga é pequena. É uma região altamente desenvolvida. Você tem estrada, os municípios têm a ligação das rodovias, a saúde é uma das melhores, mas a questão é demanda, educação, curso de medicina, tudo que pensar tem”, comenta.

Em relação ao Araguaia, o parlamentar aponta que a situação é completamente diferente.

Ressalta que tenta resolver desde problemas que passam pela telefonia, energia, como estradas, reservas indígenas, turismo, e regularização fundiária. “A demanda é infinitamente maior”.

De todo modo, Baiano reforça que se ocorrer a integração do Araguaia com o Norte, e a BR-242, a tendência será a ampliação do desenvolvimento.

“Quando isso acontecer, com certeza aquele sonho do passado do Chico Monteiro, do Silval, de todos nós, de criarmos o Estado do Araguaia ou do Nortão, tudo vai melhorar. Mas isso a discussão define, não teremos mais a dificuldade que temos agora”, conclui.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90