26/05/2016 às 16h25min - Atualizada em 26/05/2016 às 16h25min

Deputado Baiano consegue recursos para obra de drenagem de cidade no Araguaia

Assessoria
Gcom-MT/Mayke Toscano

Com o apoio do deputado estadual Baiano Filho, foi firmado nessa quarta-feira (25.05), pelo Governo do Estado e Prefeitura de Vila Rica, o convênio para obra de de drenagem em ruas e avenidas do bairro Cidade Jardim, no município do Norte Araguaia.

O investimento orçado em R$ 2,6 milhões foi articulado pelo prefeito Luciano Marcos Alencar junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), com a participação efetiva do Baiano Filho, que não mediu esforços na articulação junto ao Poder Executivo para a concretização desse sonho de mais de 30 anos da região.

"Somos gratos ao governador Pedro Taques pela sensibilidade e determinação de resolver esse problema que já se arrasta por mais de décadas e que transformará o município de Vila Rica, garantindo mais segurança à população local", afirmou Baiano Filho.

O deputado federal Nilson Leitão e o presidente da Câmara Municipal de Vila Rica, Geraldo Pizzatto, também participaram da assinatura do convênio.

A obra irá contemplar 1,4 mil moradores do bairro que há mais de 30 anos convivem com problemas de erosão na região. Esta será a primeira drenagem realizada no município desde o ano de 1986, quando a cidade foi emancipada.

Durante a visita a Vila Rica, a Secid identificou diversas erosões na região, em uma delas a cratera contava com quase dois metros de profundidade, local que também já chegou a registrar o óbito de uma criança, devido a enxurrada em dias de chuva.

De acordo com o secretário da Secid, Eduardo Chiletto, a Defesa Civil considerou a situação no bairro Cidade Jardim emergencial e por conta disso a licitação deverá ser assinada em um prazo máximo de 15 dias e ordem de serviço deverá ser executada a partir de julho.

Conforme o laudo elaborado pela Secid, se não forem feitas as devidas intervenções há risco de serem registrados casos ainda mais graves. Atualmente, cerca de dez casas se encontram a menos de um metro de valetas já formadas.

A Secretaria também irá atuar na fiscalização da obra, assim que esta a ordem de serviço for publicada. Para isso, a Prefeitura de Vila Rica deverá dar seguimento ao processo licitatório e contratará a empresa que desenvolverá os serviços de drenagem nas vias. A contrapartida da prefeitura será de R$ 190 mil.

Em 2015, o governador Pedro Taques determinou que a Secid visitasse diversas regiões no estado para identificar quais os pontos prioritários. Durante os meses de outubro de 2015 a maio deste ano, as ações foram realizadas em 36 cidades da região leste de Mato Grosso.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

0.9%
3.6%
11.7%
83.8%