23/05/2016 às 18h04min - Atualizada em 23/05/2016 às 18h04min

Falso professor que deu aula para policiais é preso

Midia News
Midia News

Um falso professor de sociologia foi preso na manha desta segunda-feira (23), em uma operação conjunta das policiais Civil e Militar, após lecionar para duas turmas da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap). Só nessa instituição, ele teria recebido R$ 80 mil do Governo Estadual.

O subcomandante da Esfap, major PM Luiz Fernando Oliveira Dias, contou que em 2014 A.G.A., 46 anos, ingressou na unidade para ministrar a matéria aos alunos da primeira e segunda turmas. Ele também teria lecionado na Faculdade de Cuiabá (Fauc).

Foi quando a direção começou a desconfiar de sua formação e resolveu checar com as instituições a veracidade dos diplomas apresentados.

Consta que sua formação em Sociologia foi feita na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

As instituições citadas responderam que não tinham em seu cadastro nenhum diploma emitido no nome do professor. Portanto, os documentos eram falsos.

Além desses diplomas, ele apresentou certificados em cursos realizados pelo Exército Brasileiro, sendo um pela Escola de Sargentos das Armas, em São Paulo, e Escola Militar Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.

“Ele argumentava muito bem. Nos diálogos com as pessoas, demonstrava algum conteúdo na área. No entanto, em avaliação recente, os alunos questionaram o conhecimento dele e então fizemos alguns levantamentos e descobrimos os certificados falsos", disse Dias.

A Delegacia Fazendária (Defaz) foi procurada e o delegado Anderson Aparecido Veiga afirmou que instaurou um inquérito pelo crime de estelionato.

“O crime é estelionato, mas houve um prejuízo ao erário público, pois ele recebeu do Estado R$ 80 mil ministrando as aulas”, destacou.

Agora, a Defaz deve investigar a origem dos certificados e fazer uma levantamento de outras instituições que o falso professor já tenha ministrado aulas.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

2.2%
4.4%
19.4%
73.9%