18/05/2016 às 07h20min - Atualizada em 18/05/2016 às 07h20min

Trancar não é tratar: hoje é dia da luta contra os manicômios

Ronaldo Couto
Ilustração

Comemora-se quarta-feira (18/5) o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no país e em Barra do Garças um ciclo de palestras sobre este assunto está sendo realizado no auditório da Univar através do curso de Psicologia. O objetivo é discutir políticas públicas de tratamento de pessoas com distúrbios mentais. 

A programação começou na terça-feira com exibição de documentários e a palestra ‘O movimento histórico da Reforma Psiquiátrica' com a professora Alisséia Guimarães da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

E para hoje está prevista uma mesa redonda sobre a ‘Reforma psiquiátrica – os dois lados de uma realidade e uma palestra sobre o funcionamento da rede de saúde mental de Barra do Garças e região a partir das 08 horas da manhã no auditório da Univar.

A organização deste evento é da professora e psicóloga Eduarda Jacomini com apoio do coordenador do curso de Psicologia da Univar e psicólogo Josemar Limberger.

Acontece também na manhã de quarta-feira uma blitz educativa sobre este tema com a distribuição de panfletos na praça do Garimpeiros no centro de Barra do Garças com a participação dos alunos de Enfermagem da UFMT cujo projeto é da professora Alisséia Guimarães.

A ideia é mostrar para sociedade que trancar pacientes com distúrbios mentais talvez não seja a solução e que a família pode ajudar no processo de recuperação dos pacientes. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.5%
4.6%
19.9%
73.9%