13/05/2016 às 13h59min - Atualizada em 13/05/2016 às 13h59min

Parabéns São Félix do Araguaia pelo seu 40º Aniversário de Emancipação Política Administrativa

O Repórter do Araguaia
O Repórter do Araguaia

A Prefeitura Municipal de São Félix em nome do prefeito José Antônio de Almeida (Baú), do vice-prefeito Sr. Sérgio Souza, da Câmara Municipal, dos secretários; administração; Eurimar Milhomem, Turismo; Marinete Boya, Educação; Terezinha Gomes, Finanças; Conceição, Esporte e Lazer; Vando e todas as outras secretarias convidam a população de São Félix do Araguaia-MT e região para as festividades alusivas ao 40º Aniversário de Emancipação Política e Administrativa do Município de São Félix do Araguaia.

São Félix do Araguaia merece continuar crescendo e ser visto não só pela população como também pela região, como hospitaleiro. Cidade de uma riqueza histórica, cultural. Palco de grandes lutas e conquistas. De um povo alegre e valente. São Félix, que enchem de orgulho a nossa gente.

Ao completar 40 anos de emancipação política hoje (13/05), o município de São Félix do Araguaia – MT a 1.150 km de Cuiabá está em festa. A programação do 40ª aniversário da cidade de São Felix do Araguaia está definida pela organização, de acordo com o prefeito do município Baú, a comemoração começará com alvorada. Acordando a população com fogos e o hino de São Félix. Em seguida aconteceram: Cerimônia Cívica com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, com a presença de autoridades políticas e representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Desfile das escolas - tema: São Félix do Araguaia: Memórias e Encantos, Cerimônia Cívica - hasteamento do pavilhão - em frente a prefeitura, Parabéns à São Félix do Araguaia, Inauguração do PSF Rural (em frente ao ginásio de esportes), Competições esportivas individuais - Cais da Cidade, Bingo, Bingo Beneficente - amigos da Carmem, CineSenar - Filme - Cais da Cidade, Bingo Beneficente - Igreja Católica, Finais do Campeonato de Futebol 13 de Maio - Estádio Municipal, Desfile de mister e miss - melhor idade, Show nacional com "Meninos de Goiás" e fechando a noite as bandas locais.

Parabéns, São Félix. Uma nova idade, uma nova cidade. Um novo tempo está começando no Brasil e em nossa cidade. São Félix se renova e recebe o amor dos seus moradores. Um amor que faz de São Félix um lugar de esperança e de um povo humano. Por isso, comemore. Você faz parte dessa nova cidade. São Félix 40 anos. Uma história de amor entre um povo e sua cidade.

Maio é o mês em que mais cidades mato-grossenses comemoram sua emancipação político-administrativa. Dos 34 municípios que festejam sua criação neste mês, 23 celebram a emancipação nesta sexta-feira, 13. Os três mais velhos, São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra, foram criados em 1976 e completam 38 anos. Já os outros 20 foram criados na mesma data, dia 13 de maio de 1986.

Comemoram 28 anos. São eles: Alto Taquari, Campinápolis, Cocalinho, Comodoro, Indiavaí, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Rica.

Em 23 de maio de 1941 desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famílias provenientes do estado do Pará, em busca de um futuro melhor. Iniciando-se assim um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios carajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal.

São Félix do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, São Félix, por ser uma região lindamente abençoada pela natureza, já foi parada de muitos notáveis brasileiros, que aqui aportaram com suas caravanas, para descansar das longas viagens pelo rio Araguaia, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscchek, Couto magalhães e Carmo Bernades, entre outros.

A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942.

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix com território vinculado ao município de Barra do Garças. Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da lei estadual nº 3689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.

Foi seu primeiro prefeito o senhor Severiano Neves, seguindo-se Aldenor Milhomem, José Pontim, José Antônio de Almeida (Baú), Miguel Milhomem, Uslei Gomes, João Abreu Luz e, Filemon Limoeiro, atualmente José Antônio de Almeida (Baú).
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.8%
4.6%
19.6%
74.0%