12/05/2016 às 13h15min - Atualizada em 12/05/2016 às 13h15min

Três homens são presos por pesca predatória no Araguaia

O Repórter do Araguaia
Agência da Notícia

 Na madrugada desta quarta-feira, 11.05, três homens foram surpreendidos pela Polícia Civil durante ato de pesca predatória com utilização de aproximadamente 30 metros de rede no Rio Araguaia, no Município de São Félix do Araguaia. Com eles, os Policiais encontraram cerca de 135 peixes das espécies Matrinxã, Pintado, Pacu, Jiripoca e Curimba, 30 tartarugas de variadas espécies, além dos petrechos de pesca de uso proibido.

Após denúncia anônima da prática dos referidos crimes ambientais, os Investigadores foram ao local, por volta 01h dessa madrugada, flagrando o momento em que os pescadores, às margens do rio, faziam a retirada dos peixes e das tartarugas da rede, colocando em uma carretinha para fazer o transporte. Os três foram autuados em flagrante e conduzidos à delegacia.

De acordo com o Delegado Valmon Pereira, a pena para esse tipo de crime, apanhar animais silvestres e pesca predatória, somam quatro anos de detenção, conforme legislação ambiental.

O delegado adverte ainda que precisamos conscientizar a população a respeito dessas práticas que, de forma totalmente predatória, acabam por prejudicar a preservação das espécies existentes no rio Araguaia, além de afetar a subsistências das famílias ribeirinhas.

A Lei diferencia bem o que é pesca para consumo próprio, daquela em que se utiliza a rede, fazendo um grande cerco a indeterminados números de peixes, sem critérios de tamanho, e de tartarugas, animais silvestres, comprometendo a manutenção da espécie.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.7%
5.1%
18.9%
74.4%