Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/05/2012 às 17h29min - Atualizada em 20/05/2012 às 17h29min

Unemat passa a oferecer internet rápida em todos os campi

Secom MT
Mato Grosso on line

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) investe na readequação da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e passa a oferecer internet de alta velocidade para todos os campi. A internet de banda larga foi ampliada de 2 Mb para 40 Mb, representando mais velocidade e segurança para o usuário final.
A diferença na velocidade de acesso já pode ser sentida nos computadores da sede administrativa. A equipe da Diretoria de Administrativa de Tecnologia da Informação (Dati) está configurando a rede para adequação do link para receber o acesso de todos os campi, o que deverá ser concluído até o final desde mês.
As melhorias na infraestrutura de tecnologia da informação representam um investimento anual na ordem de R$ 1 milhão e 600 mil, número quatro vezes maior que os atuais R$ 400 mil destinados ao setor. “A Unemat passa a ter a terceira maior rede de internet do Estado, perdendo apenas para o próprio Governo de Mato Grosso e para um grande grupo empresarial do setor privado”, disse o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Weily Toro Machado.
Na prática, a ampliação da rede possibilitará a oferta de novos serviços para a comunidade universitária, como internet sem fio para acadêmicos, professores e técnicos, que será implantada até dezembro deste ano.
Também será possível o desenvolvimento de tecnologias multimídia com alto desempenho para a realização de videoconferências com imagens claras e sem interrupções, transmissão de vídeo aulas e interligação de ramais e aplicações de voz sobre IP (VoIP), representando economia em ligações telefônicas dos campi.
A previsão é que o sistema de comunicação por meio de vídeoconferência comece a ser implantado no segundo semestre de 2013. “Isso nos permitirá encontros on-line das Câmaras Setoriais do Conepe e Consuni, por exemplo, ficando somente as reuniões dos conselhos de forma presencial. Outra possibilidade é a transmissão de eventos para todos os campi. Essas são algumas ideias do que é possível desenvolver com alta velocidade de internet”, exemplificou Weily.
Os investimentos fazem parte do Programa de Readequação dos Recursos de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso, que vai permitir integrar e unificar os sistemas de gestão acadêmica e de bibliotecas, nas diferentes modalidades de ensino oferecidas na Universidade para todos os campi. Os sistemas estão em fase desenvolvimento e implantação e vão trazer mais confiabilidade, rapidez, segurança e simplicidade nas atividades acadêmicas.
Para que todos esses novos serviços cheguem com mais qualidade a cada sala de aula, laboratório e biblioteca está sendo desenvolvido projeto de rede de cabeamento estruturado. Até o final de 2013 deve ser concluída a troca dos cabos de rede de todos os campi e sede administrativa da Unemat.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »