Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/04/2016 às 13h24min - Atualizada em 15/04/2016 às 13h24min

Prefeito e vereadores recebem Secretário da SECID e assina convênios importantes para Barra do Garças

Vander Araujo / Secom-BG

O Secretário da SECID Eduardo Cairo Chilleto participou de uma reunião com o Prefeito Roberto Farias, Secretários Municipais e vereadores tratando de assuntos relacionados a convênios, habitação, saneamento, mobilidade e obras públicas. Na ocasião o Secretário apresentou o Geo cidade, software de Geo referenciamento facilitando o planejamento em diversos setores que será repassado sem custos ao Município, “viemos para conhecer a situação das cidades de perto e comecemos pela região Araguaia, um dos projetos que apresentamos é o Geo cidade que será uma ferramenta muito importante que proporcionará um acompanhamento bem como atualização de imóveis nos Municípios”, destacou o Secretário.

Outra novidade da parceria do Estado com o Município através da SECID é o projeto habitacional ‘Vida Nova’ que contemplará famílias com renda de até 3 salários mínimos, com bolsa de construção e assistência técnica para a construção de casa com 50 m² em terreno próprio e ampliação cômodos, banheiro, reservatório elevado, execução de foça e sumidouro, substituição de madeiramento e telhado, revestimento interno, externo e pintura e adaptação para pessoas com deficiência.

A Defesa civil também participou da audiência expondo as ações na gestão de riscos e gerenciamento de desastres, o representante Major Washington (Bombeiro Militar) detalhou a atuação do órgão de proteção e defesa civil que terá um coordenador e um agente de risco em Barra do Garças, “é fundamental para a prevenção e no caso de ocorrer uma catástrofe reduzir as perdas, bem como gerencias para uma recuperação mais rápida, com o Município cadastrado agiliza a busca por recursos emergenciais”, frisou.

Os convênios foram assinados pelo Prefeito Roberto Farias, “foi um encontro muito produtivo para o Município, que além de receber uma ferramenta importante que é o Geo referenciamento, o setor habitacional com a construção ou ampliação de casas populares e a presença da Defesa Civil que facilitará a busca por recursos para enfrentamento de situações urgentes, como estamos entre a Serra e os rios, temos que nos preocupar pois no período chuvoso existem muitas situações de risco, portanto foi muito positiva a visita do Secretário das Cidades Eduardo Chilleto”, disse Beto. Assinaram ainda como testemunha o Presidente da Câmara Miguelão e os vereadores Dr. Neto e Celson Souza.

O Prefeito cobrou ainda auxílio para a construção de um novo aterro sanitário, “transformamos o lixão em um aterro sanitário que respeita as normas ambientais mas temos que pensar para os próximos anos, pois Barra do Garças precisará de um novo aterro, então cobramos do Secretário que foi muito receptivo para nos auxiliar com recursos para iniciarmos o projeto e cobramos também uma auto clave para o descarte do lixo hospitalar que hoje tem que ser levado para o mato Grosso do Sul e seria importante não só para Barra como outros Município a implantação de um local adequado para este descarte aqui no Município que é um polo regional”.

A equipe da SECID continuará visitando outros Municípios da região.

A comissão da 6ª Conferência das cidades que será realizada em Barra do Garças nos dias 10 e 11 de maio convidou o Secretário para participara da abertura do evento. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »