Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/02/2016 às 16h55min - Atualizada em 20/02/2016 às 16h55min

Sema libera parque para Semana Santa em Barra do Garças

Ronaldo Couto / Secom-BG
Assessoria

Um passo importante foi dado para voltar a funcionar o Parque Estadual Serra Azul de Barra do Garças que está fechado administrativamente desde outubro de 2014. A secretária estadual do Meio Ambiente Ana Luiza Peterlini esteve sexta-feira (19/2) no gabinete do prefeito Roberto Farias comunicando reabertura do parque durante a Semana Santa quando acontece a tradicional romaria de católicos até o mirante do Cristo através da escadaria da fé.

Peterlini informou ao prefeito que foi feito um acordo para implantação do plano de manejo do parque junto ao Ministério Público Estadual (MPE) que já tinha permitido antes a reabertura da rampa de voos panorâmicos na Serra Azul.

“Nós nunca concordamos com o fechamento do parque e lutamos junto à sociedade por essa reabertura. Na Semana Santa, já tivemos 10 mil pessoas subindo no alto da Serra na sexta-feira da Paixão. Formamos aqui uma comissão da prefeitura e vereadores para lutar pela reabertura do parque e contamos com ajuda do deputado estadual Max Russi que trouxe os técnicos da Sema de Cuiabá até Barra do Garças por várias vezes. Essa reabertura para Semana Santa já é uma vitória da comunidade”, frisou Beto.

O prefeito sugeriu que o dinheiro arrecadado pelo MPE com aplicação de multas ambientais em torno de R$ 500 mil seja utilizado na readequação do parque. “Nós já temos em torno de R$ 1,2 milhão para justamente fazer essas melhorias no parque e sabendo da importância da subida no Cristo dentro da programação da Semana Santa decidimos pela liberação da escadaria. Serão feitas algumas exigências sobre essa subida que logo serão informadas pela direção do parque a comunidade”, destacou Peterlini.

A visita da secretária da Sema ao prefeito Roberto Farias foi acompanhada também pelo coordenador de unidades de conservação da Sema Alexandre Batistella e a gerente do parque Cristiane e os vereadores Geralmino Neto; Joãozinho Cego, Pebinha da Saúde, Celson Souza e Joãozinho Advogado. Depois das entrevistas para imprensa local, as autoridades discutiram como será aplicado o plano de manejo do parque Serra Azul nos próximos anos.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90