Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/02/2016 às 16h01min - Atualizada em 19/02/2016 às 16h01min

Sema e MPE anunciam parceria para reabrir Parque Serra Azul

Assessoria / Sema
Reprodução

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) firmará parceria com Ministério Público Estadual (MPE) e duas organizações da sociedade civil nesta sexta-feira (19), a partir das 15h, na sede da MPE, em Barra do Garças, com o objetivo de reabrir ao uso público do Parque Estadual Serra Azul (Pesa) em março, durante a Semana Santa.

Durante o período da tarde, a secretária Ana Luiza Peterlini cumprirá uma agenda de reuniões com enfoque em ações concretas de investimentos e melhorias na unidade de conservação. A primeira delas com o promotor Marcos Brant Gambier Costa, no MPE, para firmar uma parceria que visa a transferência de recursos de R$ 1 milhão, proveniente de conversão de penas alternativas em ações de revitalização da infraestrutura turísticas para o parque.

Conforme o coordenador de Unidades de Conservação na Sema, Alexandre Batistella, no mesmo evento também serão assinados termos de cooperação técnica com as instituições Associação Amigos dos Animais e Aliança da Terra para que elas auxiliem na implementação e gestão do plano de manejo da unidade de conservação. Em seguida, a gestora cumpre agenda marcada com o prefeito municipal, Roberto Ângelo Farias, para tratar de uma parceria entre Sema e Prefeitura de Barra do Garças para a reabertura do mirante do Cristo na Semana Santa.

Aproveitando a ida ao município, Ana Luiza também realizará uma reunião técnica com os servidores da unidade regional da Sema, com o intuito de promover melhorias.

Sobre o parque

Depois de um ano fechado, o Parque Estadual Serra Azul teve dois atrativos reabertos pela Sema, que consistem em duas rampas de voo livre e visitação monitorada para instituições de ensino, no início de dezembro do ano passado. A proposta para 2016 é gradativamente dar acesso a novos pontos de visitação, mediante elaboração e execução de projetos que ofereçam melhor estrutura de segurança aos visitantes, uma média de 2,5 mil por mês, além de permitir a conservação da biodiversidade local.

O parque foi fechado entre o fim de agosto e início de setembro de 2014 em razão de uma ação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que o órgão ambiental não tinha condições de manter a conservação do parque para uso público, nem para proteção da biodiversidade. Não estava em funcionamento o conselho consultivo, bem como o plano de manejo para o local não estava implantado.

O Parque Estadual da Serra Azul possuiu 11 mil hectares, fica no município de Barra do Garças e tem a vegetação de Cerrado. Foi criado como uma unidade de conservação a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. Ao todo, Mato Grosso possui 46 unidades de conservação. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90