Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/01/2016 às 11h30min - Atualizada em 23/01/2016 às 11h30min

Cunhada do 1º prefeito de Barra do Garças completa 94 anos de vida

Ronaldo Couto
Família

Uma das pioneiras de Barra do Garças está fazendo aniversário e completando 94 anos de vida e com muita história para contar da criação do município de Barra do Garças, que aconteceu em 1948, através do primeiro prefeito Antônio Paulo da Costa Bilego (falecido em 1997) que era cunhado de Leonídia.

Leonídia é viúva Pedro Paulo de Medeiros, seo Pedroca (falecido em 1999), irmão de Antônio Bilego. E foi Bilego quem convidou Pedroca e Leonídia para se mudarem de Rosário Oeste (cidade natal dela) para Barra do Garças em 1949. Leonídia chegou aqui já com três filhos e depois teve mais 10. A Pedroca se tornou uma das mais conhecidas da cidade.

“Quando eu cheguei Barra tinha duas ruas e a igreja Santo Antônio. Meu esposo ajudou na construção de pontes na cidade e construiu a ponte do rio Barreiro em General Carneiro”, lembra dona Leonídia.

Bastante lúcida e sorridente, ela disse que é procurada constantemente por universitários que querem contar a história do município. “Uma coisa eu tenho saudade daquele tempo. A gente podia dormir com as janelas abertas e não tinha perigo. Hoje a cidade cresceu”, diz a pioneira.

A família Pedroca começou a comemorar o aniversário da Leonídia ontem com um futebol e sábado (23/01) será servido um almoço na casa da pioneira perto dos Correios do bairro Barra Velha.

Parabéns dona Leonídia e esperamos que a senhora continuem conosco por muito mais tempo contando as histórias da antiga Barra. A Barra do Garças de Bilego, Pedroca, Varjão, Ladislau, Wilmar Peres, dona Pantica, Zeca Costa e Baé entre outros personagens que não podem ser esquecidos. E dos pioneiros que ainda continuam aqui como a professora Alice Bilego (esposa de Antônio Bilego) e dona Tetê Bosaipo que estão aqui para serem entrevistadas e contar suas histórias de Barra do Garças.

Acompanhe algumas fotos cedidas pela família!!!!
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90