Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
29/12/2015 às 14h47min - Atualizada em 29/12/2015 às 14h47min

População fica frustrada com decoração de natal

O Repórter do Araguaia

Quem visitou São Félix do Araguaia/MT, neste Natal ficou decepcionado com o que se viu pelas praças e avenidas da cidade. São Félix do Araguaia compôs recentemente o painel na Arena Pantanal com um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso exibindo uma exuberante fotografia com vista do Cais da Cidade para o Rio Araguaia.

Pelas ruas, muita gente reclamou da falta do clima natalino. Apenas a Avenida Araguaia as margens do Rio Araguaia foi decorada, quebrando uma tradição de mais de 20 anos, onde as praças e avenidas de São Félix eram enfeitadas com lâmpadas de várias cores e com presépios de tamanho natural, feito com materiais recicláveis por artistas da cidade.

A cidade que tem forte tradição cristã parecia órfã, simplesmente, não havia clima de natal pelas ruas. O resultado foi devastador e visível nas avenidas e praças publicas da cidade, nenhuma decoração para alegrar o povo trabalhador de São Félix do Araguaia.

O clima que abrilhantava e dava cores as ruas no final do ano através das luzes de Natal não fazem parte do cenário dessa atual administração. Os enfeites e as luzes que foi uma das marcas na administração do ex-prefeito Filemon Limoeiro saíram de cena. Ao invés do Presépio o que se viu no natal foi uma presepada.

Uma vergonha, o prefeito José Antonio de Almeida (Baú) foi passar o natal em outra cidade deixando a população a mercê do abandono, uma cidade deserta, sem decoração nas principais avenidas da cidade, uma árvore de Natal que apenas um lado as luzes acendia, nem sequer preocupou com os comerciantes, as lojas sendo desvalorizadas. No governo passado o prefeito realizava concurso de decoração de vitrines e casas, incentivando a colocação de luzes e enfeites natalinos pela cidade e porque que nesta gestão os recursos estão acontecendo,

O prefeito Baú pecou em demonstrar que não se importa com uma cidade pronta para receber turistas e parentes de moradores de São Félix, às vésperas de ano eleitoral. Para alguns moradores e lojistas, iluminação e decoração ajudaria a criar o clima natalino, que seria bom para o comercio.

O natal e o ano novo são épocas de renovar a esperança. E a iluminação e decoração são partes fundamentais para criar esse clima natalino e ajuda a animar a população. Mas sinceramente, esse ano São Félix do Araguaia está apagado, sem vida, sem magia e sem esperança em um ano melhor pela frente.

A magia do natal sempre foi muito boa para o comércio. O clima criado pelos enfeites e iluminação acaba contagiando as pessoas com a data, que saiam de casa pra ver decoração e compravam mais presentes. Mas esse ano, considerado um dos piores natal dos últimos anos de São Félix do Araguaia. Segundo alguns lojistas, há muitos anos não se via um movimento tão fraco no comércio de São Félix. Esse dado pode ser comprovado inclusive pelo fluxo da população principalmente nas ruas do centro da cidade. Lojas e outros estabelecimentos vazios, sem clima natalino na cidade me fez lembrar uma canção do saudoso Raul Seixas, “O dia que a Terra Parou”.

Decoração natalina sempre foi uma tradição da cidade de São Félix, mas, ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais invisível. E esse ano, nada se viu até agora. Por todo o Brasil, até as pequenas cidades do interior têm sua decoração natalina, por mais simples que possa ser. O que pergunta entre a população é se a prefeitura municipal não tem o mínimo de recurso para tentar manter essa tradição.

A iluminação pública não é um caso exclusivo de alguns bairros da cidade. O município de São Félix também apresenta deficiência em iluminação. Os moradores percebem um aumento significativo nos casos de roubos durante a noite, nos pontos sem iluminação. As ruas estão entregue aos bandidos. É um perigo para quem sai de noite e chega madrugada.

O motivo para a ausência das luzes e dos enfeites natalinos por parte da Prefeitura de São Félix até o momento não foi esclarecido.

Que Deus ilumine a mente da população de São Félix do Araguaia que não se deixam levar por inaugurações de obras que ficaram durante três anos parados e somente agora estão sendo concluídas, pois 2016 é ano político e São Félix precisa de cuidados especiais, de quem realmente ama e luta de verdade essa cidade.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90