Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
08/12/2015 às 13h54min - Atualizada em 08/12/2015 às 13h54min

Sem hospital, PSF é fechado e moradores relatam caos na saúde pública

Agência da Noticia
Agência da Notícia

Moradores de São José do Xingu relataram o drama vivido para conseguir uma consulta médica no município, reconhecido em todo o estado por seu majestoso rebanho bovino. Infelizmente a riqueza do campo, parece não refletir na cidade. Depois de assistirem ao fechamento do hospital do município, um dos PSF´s seguiu o mesmo caminho.

Ainda a um médico atendendo no município, mas a quantidade de consultas disponibilizada pela rede municipal é insignificante mediante a quantidade de habitantes. Mesmo assim a estrutura permite apenas soluções para os casos mais simples, os pacientes média e alta complexidade, inicialmente são encaminhados para Confresa ou Vila Rica, e depois, dependendo das avaliações clínicas para hospitais do Tocantins.

A falta de estrutura e profissionais estaria atrapalhando até mesmo o pré-natal de algumas gestantes, uma delas falou com nossa equipe, mas temendo retalhações, pediu para não ser identificada. "Mudei com meu esposo há dois anos para São José, a seis estou gravida e minha gestação tem sido na estrada. Não conseguímos pediatra e assim, para fazer qualquer exame, por mais simples, preciso me deslocar a Confresa", contou a gestante, reforçando que perdeu as contas de quantas viagens já realizou nos últimos meses.

"É muito complicado pra gente, toda vez eu passo mal, é uma luta. Já pensamos em desistir e mudar de cidade, porque não há muito o que oferecer a meu filho aqui", concluiu.

Mesmo sem estrutura para atender seus pacientes, a prefeitura de São José do Xingu conta apenas com duas ambulâncias para o transporte. Um carro de passei é utilizado para os casos mais simples. Nossa equipe procurou a prefeita Raquel Campos (PSD), mas não recebemos uma resposta.

O espaço aqui no Agência da Notícia está aberto para que o executivo municipal explique o porque destes problemas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90