Para comemorar o dia mundial da água, o prefeito Roberto Farias com apoio da companhia Águas de Barra do Garças lançou o projeto Águas do Vale.
A chuva que caiu sobre Barra do Garças no final da tarde de quinta-feira (22), não impediu a participação popular nas comemorações alusivas ao dia da Água, dezenas de pessoas ocuparam o auditório Fernando Peres de Farias para prestigiarem o evento que foi idealizado e coordenado pelas secretárias de Pesca, Meio ambiente e Secretaria de Cultura do município.
Um evento que reuniu parceiros como a Empresa Águas de Barra do Garças, Faculdade Univar, IFMT e Secretarias de Ação Social e Educação. Fernando Lima diretor da unidade local da Empresa Águas de Barra do Garças foi o palestrante da noite, abordando a importância da água e orientando sobre o consumo responsável que é fundamental para equilibrar a escassez do líquido precioso.
A escassez de água é um problema que afeta o mundo, no Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge osabrasileiros, uma vez que com o aumento natural da população, tal crise tende a se agravar, daí a necessidade do uso racional e equilibrado, pois a falta d'água gera sérios impactos sociais, econômicos e ambientais. Responsável pelo abastecimento no município, a empresa enfatizou ainda a importância do saneamento básico e o impacto na qualidade de vida da população.
"Nossa missão é oferecer um serviço de qualidade ao cidadão ", disse o diretor.
O evento ofereceu ainda uma apresentação teatral com o Grupo Cristalino, que de forma bem humorada abordou a necessidade da preservação, na ocasião foi lançado oficialmente o Projeto "Encontro das Águas do Vale", que mobilizará estabelecimentos educacionais das redes públicas (Estado e Município) e privada para a importância de se preservar para não acabar.
À partir do trabalho de orientação que será ofertado aos alunos, o município promoverá o Primeiro Festival de Teatro com o tema "AGUA", onde as escolas terão em média dois meses para prepararem suas apresentações. E os trabalhos desenvolvidos serão avaliados e premiados no início do mês de junho, quando se comemora a semana do Meio Ambiente,
"A orientação do prefeito Roberto Farias é para que busquemos desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida dos barragarcences, e esse evento vai de encontro à essa qualidade, uma vez que a água é ítem essencial para a sobrevivência humana", disse Paulo Henrique Borges, secretário municipal de pesca, que agradeceu ainda à participação e colaboração das escolas públicas e privadas, através de seus alunos, diretores, coordenadores e professores.