Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
31/08/2015 às 17h19min - Atualizada em 31/08/2015 às 17h19min

Rede de Frente realizou a 2ª mostra de vídeos no Porto do Baé

Assessoria-TJ-MT / Assessoria PJC-MT
Assessoria / PJC-MT

O encerramento da 2ª Mostra de Vídeo Estudantil da Rede de Frente, foi realizado sexta-feira (28/08), na arena de eventos do Porto do Baé, em Barra do Garças, com sucesso de público. O propósito do evento cultural foi o de fomentar e discutir o enfrentamento da violência doméstica junto ao público estudantil.

Os vídeos foram produzidos por alunos do ensino fundamental, médio e superior de instituições públicas e privadas. Segundo dados dos organizadores mais de 3,5 mil pessoas compareceram à mostra.

Do ensino fundamental o vídeo vencedor foi “Normal é não se calar” de Vitória Maria Ribeiro, da Coopema, do ensino médio “Silêncio”, de Vanessa Santos Torres, da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel e superior “Viver com liberdade e coragem para enfrentar o próprio sofrimento”, de Eliane Casali da Silva, da Univar.

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher é formado, pelo Ministério Público, Defensoria Pública de Mato Grosso, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Assistência Social Saúde de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS, CAPS’AD, OAB, UFMT/Campus do Médio Araguaia, Faculdades Univar, Cathedral e Anhanguera, Assessoria Pedagógica/BG, Escritório Regional de Saúde/BG e SAE/CTA, além de vários outros parceiros do setor particular.

Polícia Civil participa de II Mostra de Vídeo Estudantil 

em Barra do Garças 

 

A Polícia Judiciária Civil participou da “II Mostra de Vídeo Estudantil de Barra do Garças”, promovido pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, na sexta-feira (28.08), em Barra do Garças (509 km a Leste). O evento foi realizado na Arena “Salomé José Rodrigues”, Porto do Baé, com o objetivo de fomentar o tema do enfrentamento a violência doméstica junto ao público estudantil.

Os vídeos produzidos por alunos do ensino Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas e privadas discutem e fazem uma reflexão sobre o tema violência doméstica. A proposta da II Mostra de Vídeos era discutir a origem cultural da violência doméstica contra a mulher.
Mais de 3,5 mil pessoas estiveram presentes no evento que premiou os vídeos nas categorias “Ensino Fundamental”, “Ensino Médio” e “Ensino Superior”. Os vídeos vencedores foram “Normal é não se calar” - Ensino Fundamental, “Viver com liberdade e coragem para enfrentar o próprio sofrimento” - Ensino Superior e o grande campeão, escolhido pelo júri técnico o vídeo “Silêncio” - Ensino Médio.

A delegada Débora Cardoso de Moraes destacou que a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher proporciona celeridade aos processos relacionados a violência doméstica, devido ao trabalho conjunto de todos os segmentos legais, Polícia Civil, Ministério Público, e Poder Judiciário. “Além de contarmos com o apoio de várias instituições educacionais, privadas e dos órgãos municipais na área da saúde física e mental da vítima e do agressor”, disse a delegada.

Para a delegada, o agressor, de forma secundária, é considerado também como vítima de uma cultura machista e distorcida de valores humanos, que considera a mulher como um mero objeto de prazer e de obrigações a serem cumpridas. “Umas das principais propostas da rede é corrigir esta distorção cultural, para valorização da mulher como ser humano, mãe, profissional e companheira que deve ser respeitada e tratada como amor carinho e dignidade”, completou.

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher é formado, pelo Ministério Público, Defensoria Pública de Mato Grosso, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, assistência Social Saúde de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS, CAPS’AD, OAB, UFMT/Campus do Médio Araguaia, Faculdades Univar, Cathedral e Anhanguera, Assessoria Pedagógica/BG, Escritório Regional de Saúde/BG e SAE/CTA, além de vários outros parceiros do setor particular.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90