Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/05/2015 às 13h13min - Atualizada em 21/05/2015 às 13h13min

Novo Santo Antônio decreta situação de emergência por causa das chuvas

Agência da Notícia
Agência da Notícia

Trafegar pelas estradas rurais está praticamente impossível. Alunos estão fora das salas de aula, e o prefeito de Novo Santo Antônio encaminhou ao governo federal um pedido de decreto de "Situação de Emergência". Se ele foi aceito, o gestor poderá contratar empresas para realizar os reparos emergenciais, sem licitação.

Além de Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Barra do Bugres, Poconé e Juruena estão na mesma situação. Segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel Abadio José da Cunha Júnior, equipes estão percorrendo as regiões norte e nordeste do estado e fizendo um levantamento da situação. "Constatamos que 18 cidades foram prejudicadas, mas cinco delas sofreram mais com a intensidade das chuvas e tiveram a necessidade de decretar situação de emergência”, declarou o superintendente a um site da capital do estado.

Os principais problemas apontados neste relatório são atoleiros e pontes danificadas, o que teria deixado até mesmo comunidades rurais, em completo isolamento. O governo do estado está estudando uma maneira de auxiliar as prefeituras na recuperação destes estragos, mas as ações ainda não foram definidas.

A cidade de Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá, foi o primeiro a decretar situação de emergência pelo prefeito Antônio Eduardo Penno. As intensas chuvas encheram os riachos e varjões, como são conhecidas as planícies alagáveis, o que deixou a cidade ilhada. Novo Santo Antônio está localizado na região Norte Araguaia, às margens do Rio das Mortes.

As aulas na zona rural foram suspensas por não haver condições para o transporte escolar e a situação atingiu mais de 1,3 mil famílias.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90