Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/05/2015 às 13h33min - Atualizada em 19/05/2015 às 13h33min

Fazendeiros se unem contra novas demarcações no Norte Araguaia, Funai pretende demarcar 850 mil hectares na região

Agencia da Noticia
Agencia da Noticia

Pecuaristas, produtores de grãos e pequenos produtores dos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu se reuniram em uma associação para defenderem suas propriedades das novas demarcações que Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende fazer na região Norte Araguaia.

Segundo informações concedidas pela associação, a Funai pretende demarcar uma nova reserva indígena, com cerca de 850 mil hectares na região, atingindo os dois município do extremo norte de Mato Grosso, se estendendo até o Sul do Para. Por isso, os produtores já ajuizaram uma ação visando impedir as novas demarcações.

Desdes 850 mil hectares, cerca de 300 hectares seriam em regiões agrícolas, com plantio de soja. Além do receio da extensão da reserva do Xingu, a criação de novas unidades de conservação ambiental permanente também preocupam. A insegurança, é devida as manifestações do Governo Federal de que tem interesse em áreas da região.

Esse decreto foi revogado pela presidente Dilma Roussef, mas nada impede que seja retomado. Algumas reuniões ocorrem em Brasília ao longo da última semana, o prefeito de Santa Cruz do Xingu foi procurado pela equipe de reportagem do Agência da Notícia, e ficou de se manifestar sobre estes encontros, ainda hoje.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90