Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/05/2015 às 22h12min - Atualizada em 18/05/2015 às 22h12min

Alunos de Enfermagem promovem blitz e divulgam política antimanicômio

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia

Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Barra do Garças promoveram uma blitz de saúde com a divulgação da política contra manicômio no país. A atividade foi realizada dia 18/5 em frente a praça do Garimpeiro no centro da Barra.

A coordenadora do projeto de Saúde Mental Alisséia Guimarães disse que o tratamento deve ser mantido através dos CAPs com a participação da família no acompanhamento dos pacientes.

O psicológico Eduardo Vieira, coordenador da Saúde Mental do município de Barra do Garças, explicou que mesmo com os avanços dos últimos anos ainda tem algumas pessoas que pensam que é mais fácil ‘trancar’ um paciente do que tratá-lo.

O tema levantado pelos alunos de Enfermagem da UFMT foi amplamente debatido no II Congresso Nacional "POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS", por entender que o Manicômio tem toda uma representação simbólica repressiva e cerceadora, discriminatória e estigmatizante, dos problemas psíquicos. Contudo, essa estrutura não é algo solta no espaço, isolada das demais instituições da sociedade.

No calendário, o dia 18 de Maio simboliza a luta contra os manicômios. Segundo Eduardo Vieira, os pacientes trancados nos últimos trinta anos não tiveram nenhuma cura demonstrada e a maioria morreu com problemas de saúde por causa do cerceamento e a falta de carinho da família.

Os alunos apresentaram faixas e cartazes sobre a política antimanicomial e depois ofereceram uma blitz com aferição da pressão e orientações aos pedestres que passavam em frente ao Banco do Brasil.

Participaram alunos e profissionais da Saúde de Barra do Garças durantes essa blitz.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90