Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/03/2015 às 19h09min - Atualizada em 27/03/2015 às 19h09min

Universitários fecham ponte no MT e protestam pedindo FIES

Ronaldo Couto
Claudionor Silva

Os universitários da Faculdade Cathedral de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso, decidiram protestar sexta-feira (27/03) contra a demora do governo federal em liberar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) programa executado pelo Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Só que neste ano, o governo federal anunciou mudanças nos critérios do FIES e com isso deixou vários jovens sem acesso ao crédito escolar. Para demonstrar a insatisfação com isso, os universitários protestaram com uma caminhada saindo da praça do Garimpeiro e terminando na ponte do rio Garças que liga os dois estados onde teve uma manifestação de uma hora.

Os estudantes esperam com isso chamar atenção dos deputados federais e senadores de Mato Grosso para que lutem pela manutenção ou ampliação do FIES. 

Em Barra do Garças, vários jovens estavam pleiteando o FIES para o curso de Direito e dependem que sejam mantidas as regras do programa para estudar.

A interdição da ponte foi avisada as autoridades e a PRF acompanhou. A interdição das pontes causou um congestionamento gigantesco tanto na Barra como também em Aragarças fato que já era previsto pelo número de carretas que passam na região. A manifestação aconteceu das 18 às 19 horas.

Os estudantes esperam que a manifestação consiga levar 'a voz deles' até Brasília principalmente a presidente Dilma, que prometeu durante a eleição, que não mexeria nas regras dos programas sociais. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »