Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/03/2015 às 18h01min - Atualizada em 27/03/2015 às 18h01min

Sema proíbe subida de fiéis na serra na Barra alegando recomendação do Ministério Público

Ronaldo Couto
Araguaia Noticia

A tradicional subida de romeiros na sexta-feira da Paixão em Barra do Garças não deve acontecer esse ano, segundo a gerência do parque da Serra Azul. A alegação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) é que existe uma recomendação do Ministério Público Estadual, da promotora Helen Ulian Kuriki, de setembro de 2014, que sugere a interdição do parque por causa das queimadas.

Só que notificação recomendatória do MPE não é decisão judicial e a Sema poderia reabrir o parque. Enquanto que essa queda de braço continua, o parque está fechado a seis meses para visitações e agora a subida de romeiros tradição da sexta-feira da Paixão não deve acontecer. Um ofício proibindo a subida foi enviado a prefeitura e organizadores da Semana Santa pela analista ambiental Cristiane Schnepfleitner na quinta-feira.  

A promotora Helen Ulian Kuriki sugeriu a interdição do parque para reparos emergenciais pois 70% da vegetação foi afetada com as queimadas de 2014. Só que o Governo do Estado não fez as melhorias e para piorar a situação exonerou os funcionários do parque. A decisão de acatar a recomendação do MPE foi mantida pela secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) Ana Luiza Peterlini. 

O vereador Airton Biroska, que acompanha o evento religioso, lamentou a decisão. “Nós temos uma semana para achar uma saída e quem sabe manter o evento. Eu acredito que o governador Pedro Taques e a secretária da Sema ao tomar conhecimento da importância da romaria vai liberar a subida”, frisou Biroska.

A romaria na serra acontece há 30 anos e já levou 10 mil pessoas a serra. No ano passado, foram mais de cinco mil fiéis que subiram a serra. A peregrinação começa na noite de quinta-feira e atravessa a madrugada de sexta-feira. No passado, a igreja dava apoio e até realizava uma encenação da Paixão de Cristo na serra, mas deixou de participar alegando que jovens estariam desvirtuando a subida e usando bebidas, drogas e praticando sexo na volta pelas cachoeiras.  

Na segunda-feira (30/03), a promotora Helen e representantes do parque devem se manifestar sobre a interdição. O parque Serra Azul foi criado 1994, porém o seu plano de manejo nunca foi posto em prática. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90