Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/02/2015 às 07h22min - Atualizada em 25/02/2015 às 07h22min

Faleceu Aniceto, o maior líder indígena de MT que lutou por mais respeito ao índio brasileiro

Ronaldo Couto
Assessoria / Funai

Faleceu domingo (22/02) o cacique Aniceto Tsudzawe, aos 87 anos, considerado um ícone da comunidade indígena brasileira. O maior líder dos índios xavantes em Mato Grosso. Ele estava com problema de saúde e lutava há dois meses entre idas e vindas no hospital.

Por muito tempo, Aniceto comandou a aldeia Nossa Senhora Guadalupe dentro da Reserva São Marcos, em Barra o Garças, travou várias batalhas pela causa indígena.

Aniceto nunca gostou da terceirização no atendimento a saúde indígena através de organização não-governamentais (ONGs). Ele denunciou em 2010 que esse sistema mais consumia dinheiro do que realmente atendia a demanda dos índios.

O velho cacique criticou órgãos como IBAMA e INCRA que permitiram a especulação dentro de reservas indígenas com a construção de barragens e ocupação por parte do branco. É o caso que aconteceu com Marãiwatsédé em Alto Boa Vista que foi reconquistado só com intervenção da Justiça Federal.

Aniceto lutou também contra a abertura de hidrelétricas perto de aldeias que segundo ele acabou com o que sobrou de caça e pesca de subsistência. Devido aos seus problemas de saúde, Aniceto passou o comando para o sobrinho Raimundo Uhoret’e. Ele recebeu o comando da etnia xavante em Barra do Garças do cunhado o grande cacique Apoena, no início da década de 80. Com a morte de Apoena, o legado ficou com Aniceto.

Naquele tempo, Aniceto era destaque no país ao lado de lideranças indígenas como Raoni e Mário Juruna que se mudou e se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro e Aritana que virou tema de novela na extinta Tv Tupi e reside na região do Xingu, junto com mais 19 etnias xinguanas. Em 2010 Aniceto concedeu entrevista ao site Olhar Direto – repórter Ronaldo Couto – onde se emocionou ao dizer que a sua morte está perto, mas ele acredita que o povo xavante continuará sendo de luta em prol de um política melhor para o índio brasileiro.

Comentário de um indigenista no Facebook ontem à tarde: "A região do Araguaia perdeu o cacique Aniceto Tsudzawere para a morte, um homem sábio que lutou pela demarcação e homologação das terras indígenas décadas atrás e nunca deixará de ser um exemplo de luta para as novas gerações. É necessário lutar por uma educação melhor como era sonho do também falecido Cacique Gustavo Parinhowa. Essa geração abriu caminhos. Homens de visão!! Lutar e sonhar, assim o futuro iremos mudar. Os grandes homens não morrem jamais."

Nota de pesar da Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) lamenta o falecimento da Liderança Xavante ANICETO TSUDZAWE, que sempre lutou pelos direitos do seu povo, especialmente os territoriais.

O falecimento aconteceu em 22/02/2015, no Pronto Socorro da cidade de Barra do Garças-MT. A Funai se solidariza com todos os familiares e amigos do Cacique Aniceto.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »