Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/02/2015 às 18h06min - Atualizada em 23/02/2015 às 18h06min

Queda de torres provoca falta de energia no Araguaia

Água Boa News/Assessoria

Municípios da região Norte Araguaia estão sem energia desde às 5h desta segunda-feira, devido à queda de torres na linha de alta tensão que atende à região. A queda ocorreu entre Barra do Garças e Nova Xavantina. Durante um temporal, uma das torres foi derrubada pelo vento forte, provocando o rompimento de mais três estruturas próximas.

Diversas equipes da Cemat já se mobilizaram para a substituição das torres, que estão sendo transportadas de Barra do Garças. Devido à complexidade dos trabalhos necessários, ainda não é possível informar uma previsão exata de retorno da energia. Porém, a empresa busca finalizar os trabalhos até o início da noite de hoje.

A distribuição de energia para o norte Araguaia é um dos grandes desafios herdados pela Energisa, ao assumir o controle da Cemat. Isso porque toda a região é atendida por uma linha de alta tensão (138 kV), com mais de mil quilômetros de extensão, e que tem um único ponto de suprimento de energia, na região sul, em Ribeirãozinho: a subestação Barra do Peixe, de propriedade da Eletronorte. Isso significa que qualquer ocorrência na linha afeta todos os municípios ao norte do ponto afetado.

Portanto, por mais que a distribuidora invista em obras de melhoria e manutenção para a região, é necessário um outro tipo de investimento, em transmissão, que não pode ser realizado pela Cemat em função da legislação do setor elétrico.

Já foi aprovado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) um novo ponto de suprimento no município de Canarana, por meio de uma linha de transmissão a partir da futura Subestação Paranatinga, integrante do sistema de escoamento da Usina Hidrelétrica Teles Pires, com previsão de entrada em operação para 2017. Com esta configuração, a partir de 2017, o sistema seria suprido por duas fontes: Barra do Peixe e Canarana, com melhora significativa na qualidade e continuidade do fornecimento de energia. Porém, esse ponto de suprimento entrou em leilão duas vezes em 2014, sem interessados na execução do lote.

A EPE tem estudos para um terceiro ponto de suprimento, por meio da construção de uma subestação em Santana do Araguaia, no Pará. Ainda não há previsão de leilão para este terceiro ponto.

Enquanto isso, a Energisa tem um programa de investimento de de R$ 190 milhões para a região, que inclui a duplicação de centenas de quilômetros de linhas de 138 kV, além da instalação de equipamentos modernos para a regulação de tensão em alguns pontos do sistema – com um banco de capacitores e um compensador síncrono.

Porém, por se tratar de concessionária de distribuição, a Cemat não pode atuar na transmissão de energia, ou seja, nas linhas acima de 138 kV – que formam a chamada “rede básica”. E esses são justamente os investimentos mais necessários à região do Araguaia.

A ocorrência de hoje afeta os municípios de Nova Xavantina, Nova Nazaré, Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Confresa, Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte e regiões rurais. Cerca de 54 mil unidades consumidoras permanecem sem energia

Outras 32 mil unidades consumidoras nos municípios de Água Boa, Canarana, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Novo São Joaquim, Querência e Santo Antônio do Leste tiveram a energia restabelecida ainda no início da manhã, por meio de PCHs locais, da usina Paranatinga e até por Goiás, no caso de Cocalinho.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »