Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/12/2014 às 19h03min - Atualizada em 19/12/2014 às 19h03min

Vereadores participam de reunião com superintendente do Ministério da Pesca

Ouvidoria Legislativa Câmara de Vila Rica
Reprodução

A Câmara de Vereadores de Vila Rica, representada pelos vereadores Laurindo José Demborguski (SD), Lázaro Gonçalves (PBT) e Maria Augusta (DEM), Prefeitura Municipal, Empaer, Indea e produtores de pescados participaram de uma reunião que aconteceu na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 17 de dezembro, com o Superintendente do Ministério da Pesca Lindembergue Gomes de Lima.

O objetivo foi adquirir mais conhecimento na área de produção da piscicultura e mostrar para os produtores que a piscicultura é hoje uma alternativa de renda, principalmente para a agricultura familiar.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Alves, disse que a Prefeitura em conjunto com a Câmara Municipal e a Empaer vão trabalhar sem medir esforços para que em 2015 possam alcançar a descentralização e buscar a regularização de todos os piscicultores do município. Segundo Gilmar, Vila Rica possui hoje mais de cem piscicultores já trabalhando, mas 90% ainda de forma irregular.

O Superintendente Lindemberg informou que ficou acordado na reunião a previsão de um grande encontro dos municípios da região com os piscicultores, em que a Superintendência ficou com a incumbência de trazer os financiadores, Banco da Amazônia, Caixa e Banco do Brasil, para conversar pessoalmente com os investidores da pesca.

Segundo o vereador Lázaro Gonçalves de acordo como que foi visto muita coisa precisa ser atualizado aqui no município quando se fala de piscicultura, desde a abertura dos tanques ao manejo da criação, “nós discutimos a possibilidade para o futuro de um frigorífico (abatedouro de pescado) está vindo pra região, a gente sabe que a demanda hoje não está só em Vila Rica, mas Confresa, Porto Alegre do Norte almejam isso já a bastante tempo, discutimos também já para 2015 a realização de um fórum do pescado que deve acontecer aqui em Vila Rica, mas que vai abranger toda a região”, disse o vereador.

Para o secretário de Agricultura de Confresa, Nilson Rodrigues, é importante a vinda do Superintendente do Ministério da Pesca, para desenvolver o grande potencial da pesca na região, “a piscicultura de Confresa está um pouco desacreditada, agente tem um projeto de um frigorífico, agente espera que esse frigorífico saia para está desenvolvendo não só Confresa mais toda região.

Com uma produção de aproximadamente 75 mil toneladas, Mato Grosso foi o maior produtor brasileiro de peixes em 2013. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Estado foi responsável por 19,3% da produção total da piscicultura do país, que foi 392,5 mil toneladas. Mato Grosso produziu 24 mil toneladas a mais que o segundo colocado, Paraná.

Participaram da Reunião Vanabio Pereira idealizador da reunião, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gilmar Alves, Primeira dama Eveline Lino Gomes, Secretária de Finanças Maria Lázara, Secretário de Agricultura de Confresa Nilson Rodrigues, Francisco Serras da Empaer, Carlos Eduardo do Indea e produtores.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90