Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/12/2014 às 21h34min - Atualizada em 17/12/2014 às 21h34min

Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem abre seleção de TCC inédito para publicação

Blog Foca do Araguaia e texto: Edvaldo Pereira Lima
Expondo Opiniões!

Alô universitários de Barra do Garças prestem atenção nessa dica do professor Alfredo. Ele postou uma reportagem sobre as inscrições abertas para o Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem. A publicação está no blog Focas do Araguaia com texto do consagrado escritor, professor e jornalista Edvaldo Pereira Lima, de Páginas Ampliadas. 

Centenas de livros-reportagem são produzidos todos os anos nas universidades brasileiras. Este é um dos mais populares formatos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos por alunos de graduação em comunicação.

São obras feitas com base em intensa apuração de fatos, horas e horas de entrevistas e de pesquisas. Embora muitos desses TCCs sigam as mais criteriosas técnicas de produção em Jornalismo Literário, na maioria dos casos eles não são aproveitados pelo mercado editorial, permanecendo inéditos.

O Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, realizado pelo Grupo Editorial Autêntica, tem o objetivo de selecionar, produzir e publicar um livro-reportagem, apresentado como trabalho de conclusão de curso em universidade brasileira credenciada pelo MEC e que tenha sido defendido há no máximo cinco anos. Para que a obra possa ser inscrita é necessário que ela seja inédita — entende-se por inédito material não publicado parcialmente ou em sua totalidade. As inscrições serão realizadas apenas no site do prêmio, entre 1º de dezembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015. O vencedor assinará um contrato de publicação do livro — que será lançado e distribuído em 2016.

“O prêmio traz fôlego novo para o mercado de Jornalismo Literário, pois é uma ação que promete revelar talentos e bons projetos”, acredita o coordenador do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, o jornalista e escritor Edison Veiga, que dentre outras obras publicou “O Theatro Municipal de São Paulo: Histórias Surpreendentes” e “Casos Insólitos, O Menino Que Sabia Colecionar” e “Essa Tal Proclamação da República”. “Notoriamente, as universidades brasileiras já nos deram grandes autores, que, por meio do Jornalismo Literário, apresentaram informações e denúncias relevantes para toda a sociedade. O Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, ao avaliar os originais produzidos por estudantes de todo o Brasil, publicando o grande vencedor, irá tornar conhecidas histórias incríveis que estavam relegadas ao mistério do ineditismo”.

As regras para submissão dos livros, a descrição das etapas, o valor do prêmio e outras informações estão no regulamento, disponível na página do Prêmio. A inscrição é grátis, e o (os/as) autor (es/as) — a obra pode ter uma coautoria — tem o direito de inscrever até dois originais. Os participantes deverão comprovar conclusão de curso e, quando necessário, apresentar autorização para uso de imagens e textos (trechos ou sua totalidade) de terceiros. Três jurados indicarão os finalistas e outros três definirão o grande vencedor, que irá participar de cerimônia de premiação e lançamento da obra na cidade de São Paulo.

Serviço
O quê: Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem
Inscrição: 01/12/2014 até 28/02/2015
Evento de premiação e lançamento: 1° trimestre de 2016
Prêmio: Valor em dinheiro (R$5.000) + publicação do livro vencedor + 8% de direitos
autorais sobre o preço de capa de cada exemplar vendido e 25% do valor líquido das vendas de livros digitais.

Qualquer esclarecimento pode ser solicitado pelo e-mail [email protected].

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90