Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/10/2014 às 13h00min - Atualizada em 26/10/2014 às 13h00min

Cinema, diversão e arte em Nova Xavantina

Interessante News
Interessante News

Na região do Araguaia Xingu mato-grossense não existem salas de cinema. Também são poucas e descontínuas as experiências de cineclubes na região. Em Nova Xavantina, a 700 km de Cuiabá, um projeto vem promovendo a experiência de cinema ao ar livre junto com a ocupação cultural da praça.
Todo segundo sábado do mês, o Projeto Praça Viva Cinema Livre se instala na Praça Alencar Soares, no Centro de Nova Xavantina. No último dia 11 de outubro, véspera de dias das crianças, a programação foi direcionada a elas. As crianças rnocuparam as mesas no cantinho do desenho, borboletas ganhava rilho pintadas nas bochechas das meninas e balões eram transformados em cachorrinhos e espadas. Com poucos materiais e muita criatividade, as atividades rndavam asas à imaginação da criançada.

Mas não foram só as crianças que se divertiram na praça. Uma fila de jovens rndisputava com os pequenos para subir na slackline, um tipo de corda bamba armada rnentre pilares da praça. Outras pessoas se aventuravam com malabarismos de rnbolinhas e panos entre outras artes circenses expostas ao público.

Debaixo do caramanchão da praça, se instalou a feira cultural com apenas duas barraquinhas de artesanato. Só quando as pessoas se aproximavam que podiam constatar a diversidade da arte produzida pelas artesãs da cidade, com bijuterias, tapeçaria e decoração. Também marcou presença o movimento Recicla Xavantina, que recebe alguns resíduos para reciclagem. Por fim, chegou a tão rnesperada hora do filme ao ar livre. Foi exibida a animação francesa Kiriku e a feiticeira, direcionada ao público infantil.

O projeto Praça Viva Cinema Livre nada mais é do que um grupo de pessoas da cidade que atuam de forma voluntária para promover mensalmente um espaço público de arte e cultura. O próximo será no dia 08 de novembro. A temática escolhida para esta próxima edição não poderia ser mais atual: água. Haverá exibição de animações sobre o tema e documentários sobre iniciativas na região, como a campanha Y Ikatu Xingu e o projeto Rio Limpo Rio Lindo.

O projeto existe há um ano e vem crescendo aos poucos com o talento e doação de cada pessoa e instituição que colabora. A exibição de filmes por exemplo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Estadual Juscelino Kubitschek. Em 2014, o projeto foi aprovado no Programa de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (PROAC/SEC-MT) para a estruturação da feira cultural, porém o recurso ainda não foi liberado.

Dia Internacional da Animação

Nova Xavantina também participará do Dia Internacional da Animação (DIA), que acontecerá na próxima terça-feira, dia 28 de outubro. No dia ocorrerá uma exibição simultânea em mais de 230 cidades brasileiras de curtas-metragens de animação. Este evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação com apoio da Petrobrás. A organização local é do projeto Praça Viva rnCinema Livre.

Os filmes selecionados nas Mostras Nacional e Internacional lançam mão de diferentes técnicas de animação, trazendo para o público da cidade contato com as mais diversas formas de fazer cinema e desenho animado. E engana-se quem pensa que desenho animado é só para crianças, muitas das animações são direcionadas para o público jovem e adulto.

Em Nova Xavantina, o Dia Internacional da Animação acontecerá na Câmara Municipal às 19:30 com entrada gratuita para todas as idades.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »