Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/10/2014 às 23h22min - Atualizada em 15/10/2014 às 23h22min

Livro de graduado da UFMT será apresentado em encontro sobre mídia do Centro Oeste dia 31/10 em Cuiabá

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia

O livro ‘Vozes do Araguaia, nas ondas do rádio’ do graduado de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Barra do Garças Ronaldo Couto foi aceito pela banca do 2º Encontro do Centro Oeste de História da Mídia cujo evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro em Cuiabá por intermédio da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). 

Na ocasião, serão apreciados trabalhos de alunos e ex-alunos de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e Tv) sobre a história da mídia falada, televisada e escrita. E um dos aceitos que será avaliado pela banca é o livro de Ronaldo, que está forno para ser lançado em novembro.

O livro foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da segunda turma de Jornalismo da UFMT de Barra do Garças e teve como orientador o professor Alfredo José Lopes Costa.

Vozes do Araguaia trata-se de um livro-reportagem com perfis de doze radialistas que atuaram entre 1978 a 1990 em Barra do Garças. O relato já estava – em parte - na cabeça de Ronaldo e foi estruturado com a contribuição acadêmica de Alfredo Costa. O livro começou a ser escrito em junho de 2013 e foi concluído em fevereiro de 2014.

São mais de duzentas páginas com narrativas sobre os radialistas pioneiros (alguns já falecidos). As aventuras vividas por esses profissionais e como eles ajudaram a contar também a história de Barra e do Araguaia durante um período efervescente de 1978 a 1990 com transformações por todo o Brasil com o fim da ditadura militar e fortalecimento da democracia e a divisão de renda com agricultura de agrovilas no centro do Brasil.

Sem dúvida uma história intensa. Com conflitos agrários, disputas políticas, romances que terminaram em mortes e claro aspectos técnicos sobre como era a comunicação naquele tempo. Vozes do Araguaia servirá também para aproximar ouvintes da história do rádio barra-garcense como ele surgiu.

O acolhimento do livro pela banca foi comunicado na segunda-feira (13) pela comissão organizadora da Alcar ao professor Alfredo por email. “Temos a satisfação de informar que o livro baseado em TCC foi aceito no Alcar, informou a comissão.

O professor parabenizou o graduado Ronaldo pelo acolhimento do trabalho e disse que apresentação dele em Cuiabá servirá como van premier para o lançamento do livro em novembro. "Quem não aparece, não é lembrado. Eu acredito que essa apresentação em Cuiabá valorizará o rádio e a contribuição acadêmica em contar a história deste veículo de comunicação no interior do Brasil”, completou.

Ronaldo agradeceu o empenho de Alfredo na apresentação do livro nesse encontro da Alcar e lembrou que o professor foi o maior incentivador para elaboração do livro. “Eu sempre tive vontade de contar essa história e o Alfredo foi quem me incentivou a escrevê-lo e me ajudou na elaboração do trabalho. E certamente vamos estar juntos dia 31 na apresentação do livro em Cuiabá”, completou.

A apresentação do livro Vozes do Araguaia a banca examinadora no encontro da Alcar, em Cuiabá, será dia 31 de outubro.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90