Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/09/2014 às 16h18min - Atualizada em 16/09/2014 às 16h18min

Vereador participa da apresentação do projeto "Novos Passos"

Konrad Felipe
Assessoria-CMBG

Na tarde de sexta (12/9) o vereador Comandante Barbosa (PSD), participou da apresentação de lançamento do projeto de fortalecimento da rede socioassistencial "Novos Passos", realizada no fórum de Barra do Garças.

O projeto visa reinserir socialmente os reclusos através de diversas parcerias com atividades no interior da cadeia pública de Barra do Garças. Esse projeto promove o reingresso dos reeducando por meio de diversas políticas públicas, como: emissão de documentos pessoais, programas de assistência social, educação, saúde, saúde mental, qualificação profissional, empreendedorismo, assistência jurídica, cultura, esporte e lazer.

Eduardo dos Santos Vieira - psicólogo coordenador do projeto "Novos Passos" e coordenador de saúde mental de Barra do Garças, disse que a iniciativa partiu do juiz da 1ª vara criminal Bruno Marques, "o Doutor Bruno disse para nós criarmos um projeto que enfrentasse o problema do álcool e das drogas no sistema prisional atendendo os reeducandos. Chegamos a conclusão que esse tipo de projeto seria muito segmentado, por isso nós fizemos um levantamento de fatores sociais, chegando a conclusão que o projeto "Novos Passos" seria mais completo, porque é um projeto interinstitucional que conta, além da doação de recurso financeiros de diversos órgãos, tem a sociedade como parceira no enfrentamento do problema".

"Nos quatro anos que fui comandante regional da polícia militar, tivemos diversas parcerias que nos deram condições de realizarmos um projeto com os menores infratores. Hoje o projeto "Novos Passos" é exemplo para todo o Estado, porque o reeducando sai do sistema prisional como um novo homem, uma nova mulher, a justiça do Estado tem colocado Barra do Garças como exemplo. Nós políticos de Barra, temos que reconhecer os envolvidos nessa conquista do sistema prisional, e eu como vereador pretendo dar uma moção de congratulação para as pessoas que fazem parte do projeto", colocou o vereador, Comandante Barbosa (PSD).

O sucesso do projeto segundo os envolvidos, deve-se pela participação dos parceiros que são, perícia oficial de identificação (emissão de documentos dos reeducandos, secretaria de assistência social (orientação e inserção em benefícios, programas e projetos), previdência social (orientação sobre benefícios previdenciários), assessoria pedagógica estado de Mato Grosso e município de Barra do Garças (orientação quanto ao retorno escolar e quanto às etapas de escolarização), defensoria pública do Estado de Mato Grosso - Barra do Garças e núcleo de prática jurídica/UFMT (orientação acerca dos direitos jurídicos), SEBRAE (palestra sobre microempreendedor individual), SENAI E SENAC (disponibilização de diversos cursos profissionalizantes para os reeducandos), EMPAER (curso de hortifrutigranjeiro), secretaria de esporte e lazer de Barra do Garças e UFMT (disponibilização de materiais esportivos e realização de ginástica laboral com os reeducandos), projeto remissão pela leitura (viabilizar atividades de leitura e acesso a cultura), educação regular e reeducando na universidade - UNIVAR - (educação regular em nível de alfabetização e intermediário. Reeducandos em meio - aberto podem ter acesso a aulas de reforço escolar e aqueles que concluíram, ensino médio, acesso gratuito ao ensino superior), saúde mental - secretaria municipal de saúde (oferecimento de serviços de saúde contínuos, através de equipe multiprofissional).  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90