Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/09/2014 às 13h09min - Atualizada em 11/09/2014 às 13h09min

Rio Araguaia pode secar em 40 anos, aponta estudo ambiental de Goiás

RD News
Eldorado FM

Um estudo divulgado nessa terça (9) pela Delegacia do Meio Ambiente do Estado de Goiás (Dema) aponta que o rio Araguaia, que divide os estados de Mato Grosso e Goiás, na região chamada de Vale do Araguaia, poderá secar dentro de 40 anos. A análise foi realizada no mês de julho, na alta temporada de exploração de praias nas duas margens dos estados.

O levantamento do órgão foi realizado nos baciões localizados em três pontos do rio nas regiões de Aruanã, Britânia e Jussara, distante 190 km de Barra do Garças. Nos locais, o alto índice de desmatamento causado pela ação do homem provoca danos que poderão ser irreparáveis. Os desmates são provocados a fim de dar vazão às lavouras.

De acordo com o delegado Luziano Carvalho, titular da Dema e responsável pelo trabalho, o que chamou a atenção foi o fato de encontrar pivôs (sistema de agricultura irrigada) em nascentes de rios e dentro da mata, além de desvio dos cursos de afluentes do Araguaia.

Ainda conforme o delegado ambiental, várias nascentes do rio Araguaia estão secando, o que poderá, nos próximos 40 anos, causar o desaparecimento, comprometendo, assim, o abastecimento do Araguaia. Luziano informou que vai trabalhar em busca de soluções para evitar o desastre natural.

Embora seja um rio predominantemente mato-grossense, pois nasce dentro do Estado, na região do alto Taquari, poucas ações são desenvolvidas pelo Governo para garantir a preservação do Araguaia, que é um dos maiores rios do Brasil, além de cercar a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. A maioria das ações é tomada pelo governo de Goiás, que entre os meses de junho e julho, época de ocupação das praias, lança campanhas de prevenção e orientação voltada para os turistas que visitam os locais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90