Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/09/2014 às 19h08min - Atualizada em 10/09/2014 às 19h08min

Projetos de ressocialização será lançado sexta-feira na cadeia pública de Barra do Garças

Folha Max
Reprodução

Com o objetivo de promover a reinserção social dos reclusos da cadeia pública de Barra do Garças, será lançado nesta sexta-feira (12), o projeto “Novos Passos”. A proposta busca assegurar o fortalecimento da rede socioassistencial. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria Criminal, Poder Judiciário, por intermédio da 1ª Vara Criminal - juiz Bruno D' Oliveira Marquese, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com diversas instituições da rede socioassistencial do município.

De acordo com o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes, a execução do projeto tem duas frentes de trabalho: a primeira será realizada no interior da cadeia pública e diz respeito à inserção dos reclusos em diversas políticas públicas. Paralelo a essas atividades, serão ofertados cursos profissionalizantes, atividades de acesso à cultura, ensino regular para os recuperandos, entre outras iniciativas.

“O objetivo do projeto é favorecer a ressocialização dos recuperandos que cumprem pena na Cadeia Pública de Barra do Garças, visando promover o reingresso dos mesmos ao convívio social e a sua ressocialização por meio do acesso a diversas políticas públicas”, afirmou o promotor de Justiça.

Segundo ele, cada parceiro terá um mês para realização da atividade e cada etapa do projeto se estenderá por seis meses. Na primeira etapa, serão promovidas as seguintes atividades: emissão de documentos, orientação sobre benefícios assistenciais, programas e projetos, benefícios previdenciários, escolarização, direitos jurídicos e palestra sobre Microempreendedor Individual.

Além das ações voltadas às políticas públicas, o projeto prevê também a disponibilização de diversos cursos profissionalizantes. Serão oferecidos, ainda, materiais esportivos, ginástica laboral e serviços de saúde contínuos. A lista de parceiros inclui a Perícia Oficial de Identificação Técnica, Secretaria de Assistência Social, Assessoria Pedagógica do Estado de MT, Defensoria Pública, Sebrae, Senai, Senac, Empaer, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Universidade Federal de Mato Grosso, Univar e Secretaria Municipal de Saúde.

“De uma maneira geral, o projeto Novos Passos visa a ressocialização dos reeducandos e promoção do reingresso dos mesmos ao convívio social, por meio do acesso aos direitos civis, sociais, da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho, direitos previdenciários, educacionais e jurídicos. Com isso, acredita-se na possibilidade de enfrentamento da violência, prevenção da criminalidade de forma integrada e redução da reincidência criminal”, finalizou o promotor de Justiça. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »