Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/08/2014 às 13h33min - Atualizada em 28/08/2014 às 13h33min

IPS aponta Barra do Garças com a melhor Avaliação em MT e o 2º na Amazônia Legal

Ronaldo Couto / Secom - BG
Araguaia Notícia
Reprodução / Ilustrativa

Após apresentar índices baixos em áreas como desenvolvimento humano, principalmente devido o alto índice de mortalidade infantil e problemas na área da saúde com uma epidemia da dengue em 2009, o município de Barra do Garças conseguiu se recuperar e com várias ações ficou em primeiro lugar no Estado de Mato Grosso e em Segundo na Classificação geral em toda a região da Amazônia Legal.
    Avaliada com 70,77, Barra do Garças ficou a frente dos demais municípios mato-grossenses, Cuiabá (3º), Tangará da Serra (10º), São José dos Quatro Marcos (12º) e Lucas do Rio Verde (13º). Na avaliação dos 772 municípios de Nove Estados, Barra do Garças foi superada apenas por Palmas, Capital do Tocantins que obteve 71,86.
    Foram avaliados pelo IPS 43 quesitos sociais e ambientais como acesso ao ensino superior, trabalho infantil, taxa de homicídios, mortalidade materna, moradia adequada, obesidade e qualidade da educação. Entre os pontos fortes destacados no município estão o combate ao analfabetismo, acesso ao ensino superior, saneamento básico, além do acesso à cultura, esporte e lazer.

    Na pesquisa realizada pela rede Progresso Social Brasil foram analisados 772 municípios nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e Mato Grosso, em uma área de cinco milhões de quilômetros quadrados e mais de 24 Milhões de habitantes.

    O prefeito Roberto Farias disse estar feliz com o resultado, mas que mesmo com a melhora, o município ainda precisa avançar bastante, “Isso mostra que estamos no caminho certo, Com projetos como o Mutirão ‘Barra Feliz’ que mostrou um resultado muito bom melhorando a limpeza urbana e o controle de doenças como a Dengue. Outras ações foram também muito importantes, principalmente na saúde, com a reforma e construção de PSFs e Reforma do Hospital municipal, além da contratação de profissionais para atender melhor a população, na Educação as escolas e creches com merenda de qualidade e todas serão reformadas no projeto Escola Nota Dez, e com o apoio da câmara municipal temos buscado investidores com a reativação do Distrito Industrial conseguindo gerar renda e emprego e estamos construindo e reformando praças de Lazer mantendo a cidade agradável e limpa, esse resultado aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando para o bem estar da população”.

Veja a lista os Cinco municípios mais bem colocados da Amazônia Legal:
1º - Palmas-TO (71,86)
2º - Barra do Garças-MT (70,77)
3º - Cuiabá-MT (70,44)
4º - Novo Alegre-TO (70,20)
5º - Pimenteiras do Oeste-RO (69,40)  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »