Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/07/2014 às 09h39min - Atualizada em 26/07/2014 às 09h39min

Sema faz apreensão no rio Culuene na proteção dos cardumes que estão subindo

Ronaldo Couto
Sema-BG

A equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças fez uma grande apreensão de pescado no rio Culuene, na divisa dos municípios de Gaúcha do Norte e Canarana no leste de Mato Grosso, na manhã de sexta-feira (25). A informação é diretor da Sema-BG Cleber Fabiano. 

Foram apreendidos 263 quilos de peixe, a maioria matrinchã e pintado e exemplares também de curvina, pirara e cachorra. O pescado estava com dois pescadores profissionais da região do Xingu que estavam pescando sem documentação e acima da quantidade permitida.

Cleber explicou que a Sema está acompanhando a subida dos cardumes na região de Barra do Garças como aconteceu na semana passada com o cardume de matrinchã quando o escritório de Barra recebeu a informação desta pesca irregular no Culuene e deslocou uma equipe para lá.

Os fiscais encontraram os infratores em canoas dentro do rio e depois no rancho deles encontraram mais peixes armazenados do lado de Gaúcha do Norte. Os pescadores vão responder por crime ambiental passível de multas de quatro mil reais.

Os peixes apreendidos foram doados na noite de sexta-feira para creche da Vila Maria e asilo de Aragarças-GO pela Sema com cobertura da imprensa. “Nós damos transparência da entrega do pescado apreendido e mostramos a sociedade o trabalho de fiscalização da Sema para combater a pesca predatória na região”, frisou Cleber.

E sobre a subida dos cardumes, a Sema continua no rio e na quarta-feira houve apreensão de dois pescadores com redes no rio Garças próximo ao ginásio de esportes.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90