Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/04/2014 às 16h54min - Atualizada em 23/04/2014 às 16h54min

Gravuras da Igreja fazem parte dos “Murais da Libertação” patrimônio histórico-cultural

Eldorado FM
Eldorado FM

No altar da Igreja da Paróquia de São Pedro em Vila Rica bem como na Catedral de São Félix do Araguaia, e em outras Igrejas da Prelazia existem gravuras, conhecidas como “Murais da Libertação”, de autoria do pintor Maximino Cerezo Barredo, missionário claretiano que é identificado como o pintor da Teologia da Libertação, tendo ilustrado a maioria dos livros de Casaldáliga, além de possuir uma série de obras no Brasil e na América Latina.

Os Murais da Libertação explicitam bem o que a Prelazia de São Félix, defendia e tinha como seus ideais, uma Igreja cuja opção pastoral pelos carentes e pobres.


A Igreja se colocava como defensora dos posseiros, indígenas e peões, haja vista que, eram os segmentos vulneráveis da região, as imagens materializam esses fatos.

As pinturas foram produzidas entre os anos de 1977 e 2001, são apresentadas, cada uma com uma denominação, num total de onze painéis de diferentes tamanhos, espalhados pelos municípios de Vila Rica, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha, Ribeirão Cascalheira, São José do Xingu e Querência.

Os Murais da Libertação são patrimônio histórico-cultural de Mato Grosso, tombado pelo Estado através da Portaria n° 021/2005, publicada no dia 30 de agosto de 2005 no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

As cores utilizadas nos Murais são intensas e vibrantes, com aspectos vivos e contrastivos.

O estilo de Cerezo Barredo – Mino, na intimidade é inconfundível, e nele se confirma o axioma: ele é o seu estilo. Certos temas ou certos gestos são obsessivamente declarados: a pomba do Espírito, os braços e as ferramentas em alto, os pés desnudos, os olhos profundos – vindo da memória persistente, indo para o futuro conquistado, as testemunhas tombadas entre flores, a comunidade, a partilha.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »