Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/03/2018 às 21h21min - Atualizada em 16/03/2018 às 21h21min

TRE ultrapassa um milhão de eleitores cadastrados biometricamente em Mato Grosso

Em Mato Grosso existem 141 municípios e o cadastramento biométrico já é realidade em 103 deles.

Andréa Martins Oliveira / TRE - MT
Araguaia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso ultrapassou nesta quinta-feira (15/03) a marca de um milhão de eleitores cadastrados biometricamente em todo o Estado. Dos 2.296.225 eleitores mato-grossenses, 1.000.679 já compareceram à Justiça Eleitoral para a coleta de dados biométricos, o que corresponde a um percentual de 43,57%. 
O percentual de quase 44% de cadastrados é comemorado pela atual gestão, que assumiu o comando da Justiça Eleitoral em abril de 2017 e, em 11 meses, conseguiu quase dobrar o número de eleitores cadastrados. Em maio de 2017 Mato Grosso possuía aproximadamente 26% do eleitorado com cadastro biométrico, patamar que pulou para quase 44% nesta data. O cadastramento biométrico teve início em Mato Grosso em 2010.
 
O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, atribui o marco de 43,57% às parcerias firmadas com outras Instituições para ampliar os postos de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande, que são os maiores colégios eleitorais do Estado e que passam, juntamente com Sinop, pela revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos.
 
"Mato Grosso é um Estado com 903 mil km² e diante desse cenário, a Justiça Eleitoral não conseguiria sozinha - por limitações de recursos físicos e humanos - fazer tanto em tão pouco tempo. Ultrapassamos mais de um milhão de eleitores cadastrados porque comungamos esforços com outras Instituições Públicas", disse o desembargador.
 
O corregedor prevê que o percentual de eleitores com biometria chegue em torno de 53% até 9 de maio deste ano, quando o cadastro nacional de eleitores será fechado para as Eleições Gerais. "Em novembro retornamos o atendimento e várias ações já foram planejadas para que em abril de 2019, quando iremos concluir a atual Gestão, tenhamos cadastrados biometricamente 76% do eleitorado do Estado".
 
Panorama no Estado:
 
Em Mato Grosso existem 141 municípios e o cadastramento biométrico já é realidade em 103 deles.
 
O cadastro biométrico atingiu a marca de 100% em 31 municípios, os quais já passaram pela revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos. São eles: Araguainha, Serra Nova Dourada, Jangada, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campos de Júlio, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Torixoréu, Nobres, Indiavaí, Poconé, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Nortelândia, Araguaiana, Nossa Senhora do Livramento, Ribeirãozinho, Luciara, Rondonópolis, Chapada do Guimarães, Cocalinho, Nova Brasilândia, Ponte Branca, Jaciara, Santo Antônio do Leverger, Campo Verde e Vale de São Domingos.
 
Atualmente estão com processo de revisão os municípios de Sinop, Várzea Grande e Cuiabá, que até está quinta-feira (15/03) atingiram, respectivamente, o percentual de 77%, 60% e 59% de eleitores cadastrados.
 
Nos demais municípios onde a biometria é realidade, o cadastramento acontece de forma ordinária, ou seja, não tem cunho obrigatório. Nesta situação são exemplos os municípios de Sorriso (28%), Cáceres (27%), Mirassol D'Oeste (25%), Tangará da Serra (21%), Arenápolis (20%), Alta Floresta (19%) e Barra do Garças (18%).
 
Os locais e horários de atendimento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop estão disponíveis no site do TRE (www.tre-mt.jus.br), nos links "Eleitor e eleições", "Biometria".

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »