Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/02/2018 às 14h49min - Atualizada em 23/02/2018 às 14h49min

Municípios de MT que aderiram ao programa 'Internet para Todos' vão assinar contrato em Brasília, no início de março

A informação foi repassada pelo vice-governador Carlos Fávaro em nome do governador Pedro Taques

Assessoria / Vice - Governadoria de MT
Araguaia Notícia

Os municípios que se cadastrarem ao programa ‘Internet para Todos’ até o dia 28 de fevereiro, assinarão o contrato de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), em ato oficial em Brasília, no início de março. A informação foi dada pelo vice-governador Carlos Fávaro, durante o segundo dia de agendas na região do Alto do Teles Pires para apresentar o programa às prefeituras. 

“Estou muito feliz que os municípios visitados já estão se cadastrando porque é um grande benefício para a população porque hoje, a internet se tornou extremamente necessária para o desenvolvimento das cidades e dos cidadãos. Com a assinatura desse contrato de adesão, as localidades devem começar a receber a internet no mês de maio”, garantiu Fávaro.

Nesta quinta-feira (22), o vice-governador, acompanhado do deputado estadual Pedro Satelite e lideranças, visitou os municípios de Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Terra Nova do Norte. A meta do programa do governo federal é levar internet de banda larga para localidades sem acesso à rede mundial de computadores, oferecendo a conexão a preços reduzidos para a população, além de disponibilizar o serviço gratuitamente à escolas, áreas da saúde e segurança.

A prefeita Carmem Martines do município de Carlinda, distante 750 km de Cuiabá, comemora a vinda do benefício que irá trazer comunicação e melhorias aos moradores do município. “Nós cadastramos quatro localidades e estamos esperançosos. Essa iniciativa será muito importante para a nossa cidade”, pontuou a prefeita, agradecendo ao vice-governador pela oportunidade em ouvir as demandas e dialogar com a sociedade local. 

Fávaro explica que fez questão de começar as visitas pelo interior visando atender as regiões desabastecidas do serviço e, especificamente, a região do Alto do Teles Pires por ter grande potencial na produção. “A região está crescendo a passos largos e a internet será essencial para somar a esse crescimento. Será um complemento para a modernização”.

Para ter o benefício da internet, os municípios precisam se cadastrar no site do MTCI e indicar um local para instalar a antena e os equipamentos, arcar com as despesas de energia elétrica e da segurança da área. Também é responsabilidade da prefeitura cadastrar as localidades que necessitam da conexão.

Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os Ministérios da Saúde e da Educação. Para a agente de saúde Marlene Ferreira, de Nova Canaã do Norte, a internet é essencial para a realização das suas atividades, já que os dados coletados por ela cairão direto na rede de saúde. “Vai nos ajudar muito porque esses dados irão direto para o sistema, evitando o preenchimento em uma planilha manual”. 

Em Colíder, seis comunidades já foram cadastradas, incluindo as áreas rurais. O prefeito Noboru Tomiyoshi está contando com o serviço para trazer agilidade aos serviços e facilidades à população.

As apresentações do programa foram feitas nas Câmaras de Vereadores nos municípios juntamente com autoridades locais e a população. Na oportunidade, a comitiva visitou as prefeituras e órgãos estaduais.

Programação 

Nesta sexta-feira (23), serão visitados os municípios de Nova Guarita, Peixoto , Novo Mundo e Guarantã do Norte. No sábado, será a vez do distrito de União do Norte. 

Programa

O objetivo é que o programa  leve banda larga a todas as regiões do País a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.

Demandas 

Além das apresentações sobre o programa, Fávaro recebeu demandas e reivindicações dos municípios que percorreu. Em Alta Floresta, foi solicitada a intermediação do vice-governador para transformar a Gerência Regional do município, que atende sete municípios da região, em Coordenaria. 

Em Carlinda, o vice-governador participou da entrega de 300 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e recebeu elogios da população pelo trabalho desenvolvido quando esteve frente à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). 

Seguindo o exemplo dos três municípios que receberam da Sema recursos de compensação para criação de parque urbano, Nova Canaã do Norte aproveitou a presença do governo  para solicitar o auxílio na construção do lago urbano e a criação da área de conservação municipal. 

Em Colíder, demanda solicitada pela Câmara de Vereadores foi a presença da Carreta MT Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia no município para atender a população.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90