Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/12/2017 às 20h28min - Atualizada em 11/12/2017 às 20h28min

Companhia de Águas realizou espetáculo sobre Meio Ambiente para crianças de Barra do Garças

O teatro usou linguagem de sinal para ampliar a inclusão social e com enredo divertido sobre 'Aventuras no Mundo Encanado'

Araguaia Notícia
Assessoria / Nascentes do Xingu
O Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias recebeu mais uma vez a peça infantil “Aventuras no Mundo Encanado”, encenada na última semana. A animação do teatro de bonecos contagiou dezenas de crianças em uma apresentação especial traduzida simultaneamente para a linguagem de libras, democratizando ainda mais a cultura. O público teve a oportunidade de interagir e entender o enredo com valiosos ensinamentos sobre o meio ambiente.
 
Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Águas de Barra do Garças e apoio do Instituto Equipav, o espetáculo finalizou sua 5º edição na cidade após 160 apresentações gratuitas em seis estados brasileiros. Os alunos das escolas municipais Padre Sebastião Teixeira de Carvalho, Waldiza Rêgo Flores Lopes e CMEB Dona Delice Farias dos Santos, assistiram ao espetáculo encenado pelo grupo de Teatro Faces.
 
De maneira dinâmica, os atores compartilharam com a plateia cenas cheias de música e interação, despertando a atenção do público para a necessidade de conservar o meio ambiente e os recursos naturais. Em situações cotidianas, bem próximas daquelas que os estudantes vivem, os personagens levaram importantes lições sobre saneamento, sustentabilidade e saúde. A peça tem como protagonista a onça-pintada Juma, que junto com seus amigos, viaja pelo Mundo Encanado enfrentando os maus hábitos e ensinando as crianças a fazerem sua parte para conservar a água e proteger a natureza.
 
Segundo o diretor de produção geral do projeto, Paulo Chaim Pontes, a peça já está em cartaz há cinco anos e, em Mato Grosso fechou o ano de 2017 com a apresentação na cidade de Barra do Garças. “Estamos contentes e orgulhosos em finalizar a peça no município. Este é um projeto criado para ampliar o acesso à cultura e, ao mesmo tempo, transmitir aprendizados ambientais de uma forma divertida. Queremos que mais crianças possam vivenciar essa experiência exclusiva do teatro. A novidade que trouxemos neste ano foi a intérprete de libras, com a tradução simultânea das falas e informações sonoras por meio da linguagem de sinais, promovendo desta forma a inclusão e acessibilidade para pessoas que tem deficiência auditiva”, contou.
 
Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Waldiza Rêgo Flores, Jozaina da Silva Moura, a peça teatral levou aprendizado de uma forma lúdica. “Os alunos gostaram muito da apresentação do espetáculo, que teve uma história envolvente e em tom de comédia. Como trabalhamos com a educação ambiental na escola, a peça ajudou a fixar o conteúdo por meio da ludicidade, atraindo a atenção de todos que assistiram”, ressaltou.
 
Na edição de 2017, a peça já foi apresentada em Mato Grosso nas cidades de Primavera do Leste, Barra do Garças, Campo Verde, Diamantino, Pedra Preta, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Poconé, Sorriso e Sinop.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90