Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/11/2017 às 07h49min - Atualizada em 21/11/2017 às 07h49min

Deputado amigo pessoal do prefeito José Elias assumirá Ministério das Cidades

A posse será nesta quarta-feira em Brasília. Ele está entrando para ajudar a aprovar a Reforma da Previdência

Ricardo Brito, Reuters
Araguaia Notícia / Barra do Garças
O deputado federal Alexandre Baldy, que está indo para o PP, é amigo pessoal do prefeito de Aragarças José Elias Fernandes (PROS), e foi escolhido pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério das Cidades. Baldy atuou como relator do projeto de repatriação de recursos. A indicação dele tem como ‘pano de fundo’ ampliar a base de Temer na Câmara Federal para aprovar a versão enxuta da reforma da Previdência. Independente disso, o prefeito José Elias acredita que conseguirá recursos para a cidade de Aragarças devido a sua proximidade com Baldy. 

A escolha do deputado goiano também agrada a partidos do chamado centrão e reduz a influência do PSDB na Esplanada dos Ministérios. Principal aliado de Temer, o partido iniciou um processo de desembarque com a saída na semana passada de Bruno Araújo da pasta das Cidades.

“É uma pessoa bem-quista na Casa e foi apresentado por dois partidos importantes da nossa base, o PP e o DEM”, afirmou o vice-líder do PMDB Carlos Marun (MS), deputado próximo do Planalto.

O acerto do nome ocorreu após uma série de conversas no final de semana entre Temer, Maia, o próprio Baldy e outros parlamentares aliados. A escolha deverá ser anunciada oficialmente nos próximos dias, segundo duas fontes.

Inicialmente, o PP pressionava para emplacar no cargo de ministro o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, mais ligado ao presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI). Contudo, o nome de Baldy começou a ganhar força nos últimos dias na bancada da Câmara.

Uma das preocupações no Palácio do Planalto, de acordo um interlocutor de Temer, é não desequilibrar a correlação de forças na Esplanada entre os partidos da base. Uma ideia pensada é Baldy assumir o ministério filiando-se ao PP, mas ele não poderá concorrer a um cargo eletivo em outubro de 2018. Ele ficaria até o final do mandato presidencial e não teria como se beneficiar pessoalmente das ações do ministério.

Aragarças

A indicação de Baldy para o Ministério das Cidades é muito bom para o estado de Goiás porque ele estará a frente de um ministério cobiçadíssimo que trabalha com recursos para as cidades e o programa Minha Casa Minha Vida. O prefeito José Elias ficou satisfeito com essa indicação e acredita que o município aragarcense poderá ser beneficiado com esta indicação. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90