Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/08/2017 às 18h54min - Atualizada em 30/08/2017 às 18h54min

Prefeito e caciques solicitam que coordenadora indicada para o DSEI Xingu peça exoneração

Jornal O Pioneiro
O prefeito Fábio Faria recebeu na manhã de hoje, 30, caciques da Terra Indígena Xingu (TIX), para uma reunião na Prefeitura Municipal, onde declarou apoio à principal reivindicação das lideranças, que desde sábado, 26, ocupam a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, exigindo a exoneração de Creusa Lopes de Faria da coordenação do distrito e a volta de Alessandra Santos de Abreu. Na tarde de ontem, terça-feira, eles já haviam feito uma passeata pelas ruas da cidade.

O prefeito disse que apesar de Creusa ser sua tia, ele não teve interferência em sua indicação, que aconteceu a nível federal. Ela é servidora da saúde indígena federal há muitos, já tendo trabalhado em Canarana e em vários estados. Porém, Fábio se comprometeu, por ser parente dela, a pedir que ela peça exoneração devido a contrariedade dos povos indígenas.

Na sequência, prefeito, secretários, vereadores, caciques e demais indígenas, se dirigiram até a Câmara Municipal e o prefeito expos as mesmas palavras a todos os presentes. Também disse que é parceiro dos povos indígenas e relatou as ações que demonstram o seu empenho em prol das reivindicações indígenas, principalmente na saúde, onde que o município atende todos os xinguanos que vem a Canarana, independente de pertencerem a outro município.

“Atendemos a todos na saúde, porque a Casai é aqui em Canarana, vocês frequentam nossa cidade e trazem o desenvolvimento econômico… Nesses dias levei o reitor do IFMT no Xingu porque eles querem transformar Canarana no primeiro polo educacional indígena e daremos todo suporte… Fui o único prefeito a defender que a BR-242 passe pela MT-020, uma reivindicação de todos os indígenas… Sempre tivemos essa proximidade… Sempre vou recebê-los assim de peito aberto, olhando olho no olho… Quero relatar com toda sinceridade, não tenho poder na Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), lá é Governo Federal e com certeza vocês tem mais força do que eu lá… Recebi a notícia da troca da coordenação no mesmo dia que vocês… Quando recebi a notícia liguei para o cacique Aritana e me coloquei à disposição. Ele respondeu que iria procurar os caciques e depois me procurava. Em seguida fiz mais um chamamento para reunião na Prefeitura, também não houve sucesso. Nesta semana me ligaram e logo que cheguei de viagem já recebi vocês… Ficamos sabendo que todos os coordenadores dos distritos do Mato Grosso foram exonerados, não sei o porquê… Não sei porque escolheram ela, mas como todo vocês colocaram, tem a rejeição no nome dela… Eu não tenho poder de exonerar ela e retornar a coordenadora anterior… Se fosse aqui de dentro da Prefeitura eu faria. Agora, por ela ser minha parente, tenho certeza que tem uma consideração por mim e também porque será muito difícil ela coordenar uma situação onde estão todos contra, apesar que eu defendo o diálogo e a oportunidade da pessoa mostrar seu trabalho, falo aqui que farei um pedido para que ela peça a sua exoneração em respeito a todos vocês. Agora, não posso garantir que a Sesai vai nomear a Alessandra de novo ou será outra pessoa, aí é uma discussão de vocês… Nunca fomos e nem seremos contra os indígenas, mas sempre parceiros e, se hoje estou prefeito, com certeza grande parte de vocês me colocou aqui”, falou o prefeito, sendo aplaudido pelos indígenas no plenário da Câmara Municipal.

Os caciques e lideranças também fizeram uso da palavra. Num modo geral, eles agradeceram o apoio do prefeito, suas ações durante a gestão em prol dos indígenas, mas, apesar de não caber a ele a escolha, pediram o apoio de Fábio Faria nessa reivindicação por ser a autoridade máxima de Canarana. Disseram que não irão desocupar o DSEI ou parar as manifestações até que os povos sejam ouvidos e suas reivindicações atendidas. Ameaçaram trabalhar para levar os órgãos indígenas para outros municípios, caso as interferências políticas continuem a determinar quem serão os coordenadores do distrito, como eles dizem ter acontecido agora e em ocasiões anteriores. Uma indígena, liderança das mulheres da TIX, disse que inclusive é amiga de Creusa Faria, e que ela não merecia passar por esse constrangimento, mas que essa pressão se faz necessária para atender ao desejo dos povos do Xingu, que desejam a volta de Alessandra Santos até eles acharem que o trabalho dela esteja a contento. Creusa já trabalhou no DSEI Xingu e tem amigos e admiradores junto aos indígenas. As lideranças também disseram que Creusa foi indicada ao cargo pelo ex-prefeito Walter Faria e pelo deputado federal Nilson Leitão.

Após os discursos, todos se dirigiram novamente para a Prefeitura Municipal, onde um documento foi assinado pelo prefeito, caciques e vereadores. O documento diz o seguinte: “Sirvo do presente para informar que em reunião com lideranças indígenas do Xingu na data de hoje, 30 de agosto de 2017, eles apresentaram a insatisfação em relação a indicação de seu nome para Coordenação em Canarana. Assim sendo, solicito que renuncie a indicação para o cargo que foi nomeada, solicitando a sua exoneração junto ao poder competente”.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90