Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/08/2017 às 13h09min - Atualizada em 16/08/2017 às 13h09min

Pais podem se cadastrar através de 0800 e receber informações da frequência dos filhos

Yuri Ramires | Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a Mira Educação disponibilizaram o número 0800-8787-900 para que pais e responsáveis de alunos matriculados em escolas da rede estadual possam fazer o cadastro seus telefones no sistema de SMS do aplicativo “Mira Aula”, que irá avisá-los quando os filhos faltarem à aula.

Nesta terça-feira (15), no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, pais de alunos e professores de 10 escolas de Cuiabá puderam conhecer o aplicativo “Mira Aula”, que a partir do dia 21 de agosto será um novo aliado do educador dentro das salas de aula. Além de registrar o conteúdo apresentado em sala de aula, o aplicativo também controlará a frequência escolar dos alunos.

O aplicativo foi desenvolvido pela Mira Educação, em parceria da Seduc, com o objetivo de diminuir o índice da evasão escolar, que hoje chega a 36% em algumas escolas, no último ano do ensino médio.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destacou que a Seduc vem trabalhando para transformar a educação pública de Mato Grosso e que, por meio do Programa Pró-Escolas, já conseguiu concretizar várias ações efetivas para isso, como é o exemplo do Programa de Correção de Fluxo.

Aos alunos, Marrafon disse que a Seduc está preparada para transformar a educação e destacou o apoio e os esforços dos profissionais da área. “A educação é um bem em comum de todos nós, e por isso, precisamos trabalhar juntos”, afirmou.



Conforme a secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemaschewsk, garantir a permanência dos alunos na escola é um desafio em todo o país. “No entanto, hoje temos essa parceria com a Mira para dizer às famílias que vamos fazer o possível para garantir que essas crianças continuem nas salas”, afirmou.

Aos professores, a secretária lembrou do compromisso da Seduc, de investir na qualidade do ensino dentro das salas de aula – e que o “Mira Aula” será um aliado, já que otimiza o tempo que se perde na chamada e até mesmo no preenchimento do diário de classe. 

Fernanda Ivo é professora de Matemática no Presidente Médici e, desde o começo do mês, está usando o aplicativo em sala de aula. “Hoje, todo mundo tem um celular; então, é um processo rápido e fácil. Desde que comecei a fazer o uso, tenho gasto em média 30 segundos para lançar a frequência dos estudantes após a chamada”.

Além disso, para Fernanda, o aplicativo também tem a vantagem de aproximar a família da escola. “Muitas vezes, devido à imaturidade, os alunos não entendem a importância da educação, então, é essencial que os pais ou o responsável estejam sempre perto da escola”.

Estreitando laços

Adriana Vilela é mãe de duas alunas da rede pública e participou da apresentação do aplicativo, pois considerou a iniciativa essencial, especialmente “para aqueles pais que não conseguem ter o acompanhamento adequado do filho”.

“Tem família que só consegue deixar o aluno na escola, mas não tem o acompanhamento porque tem uma rotina corrida. O aplicativo Mira Aula vai ser uma mão na roda, para que ele acompanhe, de início, a frequência dos filhos. É uma oportunidade para eles começarem a estreitar os laços com a escola”, disse.

Breno Dias, do Núcleo de Fluxo Escolar Pró-IDEB, da Seduc, explicou que, a partir do dia 21 de agosto, professores de 240 escolas estaduais já poderão baixar o aplicativo no celular por meio da Google Play ou da Apple Store. “O aplicativo está interligado com o SigEduca, então, o professor não vai precisar lançar a chamada duas vezes, já que o aplicativo vai lançar direto para o sistema da Seduc”.



Foi ressaltado que o uso do aplicativo pode ser feito sem uma conexão 3G, 4G ou Wi-FI, não custando nada aos usuários. Os pais e responsáveis cadastrados no sistema de SMS, irão receber as mensagens no final do dia, após as aulas.

Além do 0800, os pais também podem fazer o cadastro por meio da página do Facebook da Mira Educação, clicando aqui 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90