Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/07/2017 às 20h13min - Atualizada em 10/07/2017 às 20h13min

Secretaria de Saúde prepara equipe que trabalhará na Caravana da Transformação de Barra do Garças; veja vídeo

O evento será realizado de 1º a 11 de agosto na Vila Olímpica do Jardim Piracema

Rose Velasco | SES/MT


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou reunião para definir os últimos detalhes dos preparativos para a Caravana da Transformação que ocorrerá em Barra do Garças e que atenderá, além da cidade sede, mais 17 municípios da região e da microrregião de saúde de Água Boa, no período de 1º a 11 de agosto.

O carro chefe da caravana são os serviços oftalmológicos priorizados pelo Governo do Estado para por fim à fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio. Para vistoriar esse serviço, que começa com a triagem dos pacientes cadastrados no SUS, depois consulta, exames e a cirurgia, a SES/MT prepara uma equipe de aproximadamente 25 técnicos e mais servidores do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, para atuarem na fiscalização da qualidade da prestação dos serviços à população. As equipes realizam vistorias das unidades móveis durante o processo licitatório, e também antes e durante a execução dos atendimentos aos pacientes.

A Secretaria de Estado de Saúde também realiza a licitação para contratação da empresa que vai realizar os atendimentos na área da saúde. O credenciamento da empresa encontra-se na fase final (processo nº 003/2017) e os principais requisitos são: capacidade técnica e de estrutura para realizar os serviços oftalmológicos, clínicos, cirurgias e ter unidades móveis equipadas. "A partir desta segunda-feira, dia 10, começa o processo de recebimento da proposta e a habilitação", informou Selma Aparecida de Carvalho, superintendente de Saúde.

De acordo com o assessor especial de Gabinete Wagner Simplício, a SES/MT coloca à disposição da caravana equipes das áreas de tecnologia, regulação, controle e avaliação, as vigilâncias epidemiológica e sanitária, serviço de saúde ambulatorial e hospitalar e de assistência. Os trabalhos ocorrem desde a entrada do paciente no local da caravana e durante e depois do término dos trabalhos. Além disso, foram capacitados os servidores do escritório regional de saúde de Barra do Garças para acompanharem a avaliação pós-cirúrgico de 30 dias, a última antes de dar alta aos pacientes. “Todo o processo é acompanhado atentamente para evitar risco à saúde e assegurar o sucesso das cirurgias e a boa recuperação dos pacientes”, destacou Simplício.

As edições da Caravana da Transformação já percorreu os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Porto Alegre do Norte e Alta Floresta. Desde o início do programa, em julho do ano passado, o Estado já realizou, em um ano, mais de 21 mil cirurgias oftalmológicas e mais de 41 mil consultas.

Assista vídeo sobre a Caravana da Transformação de Barra do Garças 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90