Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/07/2017 às 19h16min - Atualizada em 10/07/2017 às 19h16min

Acadêmicos da UFMT de Barra do Garças são pré-selecionados para intercâmbio no Portugal e México

Kaique e Daniela esperam conseguir mais apoio da UFMT de Cuiabá principalmente da Reitoria

Adaílson Pereira
Agência Focaia
Acadêmicos do nono semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, campus Araguaia (UFMT/CUA), Kaique Saimon Lemes Farias e Daniela Sanches Couto, foram pré-selecionados para participarem de intercâmbio internacional depois de participarem do edital 005/2017 da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), da instituição mato-grossense para estudantes de graduação e pós-graduação.

As vagas disponíveis pela Secri são no âmbito dos acordos bilaterais de cooperação firmados com a UFMT via o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (PIIE) e o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil – México (Bramex), referente ao segundo semestre de 2017. 

Conforme a técnica administrativa, Eloisa de Oliveira Lima, o edital para intercâmbio da Secretaria de Relações Internacionais ocorre duas vezes ao ano, sem datas previstas. Isso acontece de acordo com as parcerias feitas pela universidade, e pela procura dos estudantes. Segundo Lima, os acadêmicos devem acessar o site da Secri para manter-se informados.

Os acadêmicos revelaram um pouco da apreensão para irem para outro país e das dificuldades principalmente de apoio da UFMT com relação a passagens e apoio para os alunos realizarem esse intercãmbio. O acadêmico Kaique Saimon foi pré-selecionado em primeiro lugar com nota 49.48, tendo como escolha de primeira opção o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Saimon revela que a escolha do país se deu em razão dos avanços tecnológicos ligados à área da enfermagem. Ele afirma ter apoio dos professores do curso e secretários do Campus Araguaia, porém, ressalta a dificuldade de se comunicar com a UFMT em Cuiabá. O estudante diz que tenta manter contato direto com a universidade anfitriã, a fim de estabelecer os trâmites legais, pois tem medo de perder a vaga.

A aluna Daniela Sanches Couto, revela ter a mesma dificuldade enfrentada por Saimon. Couto ficou na terceira colocação com nota de 48.46, e seu intercâmbio será na Universidad Júarez del Estado de Durango, México. A acadêmica diz ser a primeira intercambista da UFMT a ir para esta instituição, por isso, a dificuldade na comunicação. Sua primeira opção seria ir para Portugal, porém, foi pré-selecionada para a universidade mexicana. Ela ressalta que a especialidade da instituição anfitriã é na área de maternidade e saúde da mulher, campo onde pretende dar continuidade aos estudos.

Os estudantes relatam que não conseguiram cobertura financeira em relação ao visto, seguro de vida e passagem, mas afirmam receber auxílio moradia e alimentação bancados pela universidade anfitriã. De acordo Kaique e Daniela, os custos são elevados, por isso, tiveram a ideia de fazer uma ação entre amigos e estão sorteando uma cesta de chocolate, no valor de R$ 2 até o próximo dia 22, com o objetivo de custear as despesas para a viagem.

Segundo a Secri, as viagens estão previstas para este ou o próximo mês. Os documentos dos estudantes pré-selecionados foram encaminhados para as instituições que receberão os intercambistas, faltando apenas à carta de aceite para concretizar o processo seletivo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »