Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/06/2017 às 16h46min - Atualizada em 28/06/2017 às 16h46min

Mutirão para rádios migrar de AM para FM em Mato Grosso será dia 21 de julho

A Rádio Continental de Campo Verde confirmou que estará no mutirão e migrará para FM

Araguaia Notícia c/ Loucos por Rádio
Mais um mutirão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) será realizado dia 21 de julho em Cuiabá com objetivo de facilitar para as emissoras de AM assinarem a documentação e migrarem para Freqüência Modulada (FM). Os mutirões serão realizados ainda em Mato Grosso do Sul, dia 21/7; na Paraíba, dia 30/6 e no Ceará, em 3 de julho.

A força-tarefa já havia passado por Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o País, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, da audiência e do faturamento. Ao migrar a operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e modernizar o serviço.

Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão (Serad) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.

No dia 23/6 esse mutirão foi extensivo rádios AMs de diversos estados. Ao todo, 244 veículos manifestaram interesse ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em mudar de faixa. Segundo a pasta, 550 emissoras já completaram o processo de migração. Das 1.781 rádios AM do País, quase 1.500 solicitaram a mudança.
Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão de esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, que vai liberar espaço para todas as entidades.

"Neste ano, a gente vive a consolidação dessas conquistas, seja junto às televisões, seja junto às rádios, mas também numa parceria muito expressiva com as operadoras de telecomunicações", disse o ministro da pasta, Gilberto Kassab. 

Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet, a força-tarefa de migração das rádios é revolucionária. "Estamos concluindo um processo que vem de muito tempo, algo extremamente trabalhoso", comentou. 

Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão (Serad) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.

Em Barra do Garças, a Rádio Aruanã já anunciou que estará operando até o mês de agosto em FM. A Rádio Difusora está preparando a documentação e deve migrar até o final do ano.

Em Campo Verde, a Rádio Continental assinará a documentação para migrar para o FM dia 21 de julho conforme informou o diretor da emissora, Josiel Campos. A emissora de Campo Verde decidiu também que desligará o transmissor do AM tão logo após a migração.

A primeira rádio a passar do AM para FM no Vale do Araguaia foi a Rádio Continental de Vila Rica, que já opera em Freqüência Modulada desde outubro do ano passado. Em Primavera do Leste, a Rádio Primavera saiu do AM e passou a operar no FM no início deste ano. A tradicional a Rádio RNX de Nova Xavantina está correndo atrás de documentação para transformá-la em FM.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »